terça-feira, 28 de junho de 2011

Christine Lagarde é eleita diretora-gerente do FMI: primeira mulher a chefiar o órgão

O conselho executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) elegeu a ministra francesa de Finanças, Christine Lagarde, como a nova diretora-gerente do organismo. "O conselho executivo do Fundo Monetário Internacional escolheu hoje Christine Lagarde para atuar como diretora-gerente do FMI com um mandato de cinco anos, a partir de 5 de julho de 2011", afirmou o Fundo em comunicado.
A vitória de Lagarde foi garantida após potências emergentes como China, Rússia e Brasil declararem apoio a ela, e os Estados Unidos também a apoiarem antes do encontro entre os 24 membros do conselho. Concorria contra Lagarde o mexicano Agustín Carstens, presidente do banco central de seu país.

Pouco antes eleição, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou o apoio formal do Brasil. Segundo Mantega, Lagarde tem uma visão global, e não apenas europeia, a respeito das questões econômicas. O apoio americano veio num comunicado do secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner. Ele disse que "o talento excepcional e a ampla experiência de Christine" dão a ela uma inestimável liderança para cuidar de momentos críticos para a economia global. Também nesta terça-feira a Rússia divulgou apoio a Lagarde. O ministro russo das Finanças, Alexei Kudrin, disse a francesa conseguirá fazer uma reforma no FMI "segura" para os interesses dos mercados em desenvolvimento. Geithner também aproveitou para elogiar Carstens por apresentar uma candidatura "forte e crível'.

Por um acordo feito após a Segunda Guerra Mundial, o FMI é comandado por um europeu e Banco Mundial, por um americano.


Pioneira no FMI

Lagarde será a primeira mulher a chefiar o organismo multilateral de crédito. Ela substituirá o também francês Dominique Strauss-Kahn, que renunciou em maio após um escândalo sexual. Strauss-Kahn é acusado de agressão sexual contra uma camareira em um hotel em Nova York. 

Lagarde sempre teve amplo apoio na Europa, onde encabeçou as ações da região contra a crise financeira mundial e as outras dificuldades relativas às dívidas dos países. O conselho consultivo do Fundo, de 24 membros, representa os 187 integrantes do FMI, que concede crédito aos países em dificuldades financeiras. O FMI tinha até quinta-feira para escolher o novo diretor-gerente, mas os membros buscaram um consenso para resolver a questão nesta terça-feira.

Divorciada, 55 anos, mãe de dois filhos, formada em Direito, Lagarde assumiu em 2005 o Ministério do Comércio no governo Jacques Chirac, depois de 20 anos trabalhando nos Estados Unidos, onde chegou à presidência do escritório de advocacia Baker & McKenzie.

Em 2007, Lagarde se tornou a primeira mulher a assumir o Ministério da Economia, a convite de Nicolas Sarkozy. Com pouco mais de um ano no cargo, ela enfrentou a crise financeira global e, dois anos depois, ela foi considerada pelo jornal britânico "Financial Times" a melhor ministra de Finanças da Europa.


Fonte: O Globo Online http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/06/28/christine-lagarde-eleita-diretora-gerente-do-fmi-924784490.asp

Nenhum comentário: