quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Cristiane Brasil é eleita Presidente Nacional do PTB Mulher

O PTB Mulher elegeu, nesta quarta-feira, 16/12/2009, sua nova Presidente Nacional, Cristiane Brasil, por meio do voto direto de seus integrantes. Esta é uma iniciativa de vanguarda na política brasileira, no que se refere à criação e constituição dos movimentos de gênero: o PTB é o primeiro partido do País a dar autonomia de formação a seu núcleo de mulheres, de acordo com resolução aprovada pela Comissão Executiva Nacional do partido, em agosto deste ano. A Convenção, realizada na sede do PTB, em Brasília, também elegeu os novos Diretório e Executiva Nacionais do PTB Mulher.

“Tínhamos um sonho de emancipar o PTB Mulher, que se concretiza hoje. Penso que esta foi uma decisão muito acertada do partido. É uma aposta que o PTB faz em um trabalho de construção que já vem sendo desenvolvido pelas mulheres. No futuro, queremos o PTB eminentemente feminino”, declarou o Presidente Nacional, Roberto Jefferson, completando que acredita estar dando um belo exemplo às demais agremiações.

Em seu discurso de posse, Cristiane Brasil disse que as mulheres engajadas no movimento têm um sonho em comum, o de mudar a história do País. “O PTB Mulher está cada vez mais organizado e fortalecido como braço de formação de lideranças partidárias, graças ao apoio de nosso Presidente, Roberto Jefferson. Estamos mostrando a todo o Brasil que nós, mulheres, temos valor, inteligência, capacidade de trabalho, de organização, não só na atividade política, mas também na gestão. As mulheres estão ocupando cada vez mais espaços de poder no Brasil e no mundo e, por isso, me orgulho de presidir o movimento feminino em um partido que estimula e apóia plenamente a ascensão da mulher a postos de decisão”, afirmou.

A Presidente salientou, também, a importância da participação de homens na Executiva do movimento feminino. Segundo Cristiane, o PTB é o único partido que estimula e envolve os homens na defesa dos interesses políticos das mulheres. “Somos a única organização partidária feminina que tem o prazer de contar com a participação dos homens em nossa composição. É importante a presença dos homens para co-validar as discussões e gerar um ponto de equilíbrio nas propostas”, reforçou Cristiane Brasil, que foi além: “queremos, com a participação masculina no PTB Mulher, incentivar o partido a abrir espaços de poder e deliberação para as mulheres, dando o exemplo”.

O próximo passo em direção à total independência do movimento é obter acesso direto a uma porcentagem do fundo partidário destinado ao PTB. As negociações iniciais para tornar possível mais esta ação inovadora já estão em andamento na cúpula do partido.

Nenhum comentário: