quinta-feira, 17 de junho de 2010

Premiação do I Concurso Nacional de Monografias do PTB Mulher acontece nesta sexta, em São Paulo

Uma jovem universitária de Curitiba é a grande vencedora do I Concurso Nacional de Monografias do PTB Mulher. Lígia Amanda Domingos receberá o Prêmio Ivete Vargas, no valor de R$ 7 mil, em cerimônia que será realizada nesta sexta-feira, 18/06/2010, às 20h, no hotel Blue Tree Park, em São Paulo, durante a Convenção Nacional do PTB. Na ocasião, também será divulgado o tema do próximo concurso, a ser aberto em julho.

A iniciativa tem por objetivo provocar os jovens a refletir sobre a política no Brasil. Nesta primeira edição, foram, ao todo, 71 monografias inscritas, discutindo propostas ligadas ao tema principal: "Uma defesa da democracia: a quem interessa o enfraquecimento do Legislativo". Lígia, a vencedora do prêmio, questiona a legitimidade do Poder Judiciário para interferir na elaboração de leis, ao mesmo tempo em que analisa o papel e as responsabilidades dos parlamentares brasileiros neste processo, em seu trabalho com o título "O enfraquecimento do Legislativo: análise da falta de ativismo legislativo e do proativismo judicial".

Estarão presentes à cerimônia de premiação o Presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson; a Presidente Nacional do PTB Mulher, Cristiane Brasil; além de dirigentes, vereadores, deputados estaduais, federais e senadores do partido. Também participarão o professor-doutor da UnB, cientista político, especialista em análise da conjuntura brasileira, Paulo Kramer; e o subsecretário municipal de Administração do Rio de Janeiro, PhD em Economia pela Universidade de Harvard, Igor Barenboim, membros da Banca Examinadora do concurso. Após a entrega do prêmio, haverá uma mesa redonda com a vencedora e convidados, a qual será mediada por Cristiane Brasil.

"Fiquei muito feliz em saber que o primeiro lugar do concurso foi conquistado por uma mulher. Durante todo o processo de avaliação, estava convencida de que este trabalho havia sido escrito por um homem, já que a autora utilizou o pseudônimo Pablo Neruda. A revelação do nome foi uma excelente surpresa", conta Cristiane. Segundo a presidente, a intenção é mostrar que a política faz parte da vida de todos nós e que pode, sim, ser um assunto agradável. "Mais ainda, os partidos precisam atrair os jovens, fazê-los interessados em participar do processo político. Com isso, teremos a renovação das idéias, contribuindo para a modernização do País", explica.

Nenhum comentário: