domingo, 20 de junho de 2010

PTB Mulher entrega prêmio à vencedora do Concurso de Monografias

A Presidente Nacional do PTB Mulher, Cristiane Brasil, entregou, na última sexta-feira, 18/06/2010, em cerimônia realizada na Convenção Nacional do PTB, em São Paulo, o prêmio de R$ 7 mil à vencedora do I Concurso Nacional de Monografias do movimento feminino do partido. Lígia Amanda Domingos, jovem curitibana de 23 anos, conquistou o Prêmio Ivete Vargas, com sua monografia sobre o tema “Uma defesa da democracia: a quem interessa o enfraquecimento do legislativo”.

Em seu discurso durante a cerimônia, Cristiane Brasil lembrou que a iniciativa do PTB Mulher tinha como objetivo provocar os jovens a refletir sobre a política no Brasil. Para Cristiane, a vitória de uma mulher de apenas 23 anos foi uma grata surpresa para o movimento. Lígia, vencedora do Concurso, questiona, em sua monografia, a legitimidade do Poder Judiciário para interferir na elaboração de leis, ao mesmo tempo em que analisa o papel e as responsabilidades dos parlamentares brasileiros neste processo. O trabalho da estudante curitibana tem como títutlo "O enfraquecimento do Legislativo: análise da falta de ativismo legislativo e do proativismo judicial".

“Este é um momento inédito na história do PTB e do PTB Mulher. Não tenho notícia de haver outro movimento feminino de partido político que tenha tido a iniciativa de provocar este tipo de debate na sociedade. Nossa intenção principal era a de levar os universitários a falarem abertamente sobre política, porque falar sobre política pode, sim, ser prazeroso. Fiquei muito feliz em saber que o primeiro lugar do concurso havia sido conquistado por uma mulher. Durante todo o processo de avaliação, estava convencida de que este trabalho havia sido escrito por um homem, já que a autora utilizou o pseudônimo 'Pablo Neruda'. A revelação do nome foi uma excelente surpresa”, disse Cristiane Brasil.

De acordo com a Presidente do PTB Mulher, foram, ao todo, 71 monografias inscritas. Cristiane Brasil chamou a Presidente do Diretório Estadual do PTB Mulher em São Paulo, Marlene Campos Machado, para entregar o prêmio à estudante Lígia Domingos. Ao receber sua premiação, Lígia falou da emoção e incredulidade ao receber a comunicação de que sua monografia havia sido a vencedora no concurso.

“Gostaria de agradecer ao PTB Mulher pela oportunidade de ter disputado este concurso e de ter sido agraciada com o prêmio. Fiquei acompanhando a divulgação dos vencedores pelo site do PTB e quase não acreditei quando vi que o meu trabalho tido sido selecionado entre os oito melhores. Quando recebi, então, uma ligação anunciando minha vitória, eu chorei muito e fiquei extremamente feliz. Este é um momento maravilhoso da minha vida e gostaria de agradecer à Presidente do PTB Mulher, Cristiane Brasil, e ao Presidente do PTB, Roberto Jefferson, pelo prêmio e, acima de tudo, pela bela e importante iniciativa”, disse a estudante Lígia Amanda Domingos.

Cristiane Brasil anunciou que, em segundo e terceiro lugares no concurso, respectivamente, ficaram os trabalhos "Uma breve análise do conhecimento popular sobre o Poder Legislativo Federal Brasileiro", de Silvano Tavares Carlos, com o pseudônimo STC; e "A politéia em Aristóteles: um paradigma de democracia para a contemporaneidade", de Caroline Leite Girodano, com o pseudônimo Natasce Rotalle.
 
Fonte: Agência Trabalhista de Notícias

Nenhum comentário: