terça-feira, 8 de setembro de 2009

PTB Mulher – sua história em breves palavras

O braço feminino do PTB tem sua origem no início da década de 90. É no Estado do Rio Grande do Sul onde as mulheres, no desejo de ver ampliada a representatividade feminina nos círculos político-partidários da região, passam a encontrar-se periodicamente para estabelecer estratégias de ação, como campanhas de filiação para fortalecimento do partido, e promover estudos e debates sobre a ideologia petebista relacionada aos interesses da mulher.

O movimento logo toma corpo. Organizadas, começam a participar mais ativamente das campanhas eleitorais. Agora não apenas como esposas de candidatos, e sim, elas próprias, como concorrentes nas eleições: está criado o “Movimento Petebista Feminino do Rio Grande do Sul”, que depois passa a chamar-se “Movimento da Mulher Trabalhista do Rio Grande do Sul”.

Poucos anos são suficientes para que as vozes das petebistas do Sul comecem a ecoar por todo o País. O estado fica pequeno para elas que, engajadas, recrutam mulheres de todos os cantos do Brasil para o I Encontro Nacional das Mulheres do PTB, liderado por Marli Iglesias, em 12 de dezembro de 2007. A partir daí, está formado o PTB Mulher, hoje presidido por Cristiane Brasil.

De lá para cá, 12 anos já se passaram. Muitas batalhas vêm sendo ganhas e o sonho de ver mulheres e homens ocupando, de forma igualitária e democrática, os espaços dentro dos partidos e na política brasileira torna-se cada vez mais real.

Nenhum comentário: