sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher

O Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, 25 de novembro, foi instituído em 1981, no 1° Encontro Feminista da America Latina e do Caribe. A data foi escolhida em homenagem às irmãs Maribal, Minerva, Pátria e Maria, assassinadas pelo ditador Trujillo, da Republica Dominicana, em 25 de novembro de 1960.

A violência contra a mulher ocorre em diversas formas, tanto física quanto moral ou sexual. Em qualquer que seja o caso, a vítima deve procurar uma Delegacia de Atendimento à Mulher para registrar um boletim de ocorrência. No Rio de Janeiro, pode-se, utilizar o Disque-Denúncia, no telefone (21) 2253-1177. Em Minas Gerais, o governo estadual criou uma central de atendimento, no (31) 32913573 ou no número gratuito 0800-31-119, para orientação sobre o enfrentamento da violência de gênero.

- As mulheres devem se conscientizar de que o silêncio, em casos de violência, é o pior caminho. Todas devem estar atentas ao que acontece consigo mesmas e a todo o ambiente a sua volta. A verdade é que ainda fico estarrecida com a covardia contra a mulher, que constatamos corriqueiramente no cotidiano de nossas cidades - afirma a Presidente Nacional do PTB Mulher, Cristiane Brasil.

Os números são impressionantes, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), uma em cada três mulheres no mundo já foi espancada, estuprada ou sofreu algum tipo de abuso sexual. Na maioria dos casos, elas conhecem quem as violou. Para a Organização, a violência contra mulheres e meninas é um problema universal, de proporções epidêmicas, que destrói vidas, separa comunidades e retarda o desenvolvimento dos países.


Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher

De acordo com a Presidente Estadual do PTB Mulher-MG, Elaine Matozinhos, após a implantação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher, o quadro sofreu modificações positivas em seu estado.
 
- A sanção da Lei Maria da Penha e a criação do Pacto são os principais resultados da luta e da bandeira das mulheres contra a violência no País - acredita Elaine Matozinhos.

O Pacto é uma iniciativa do governo federal, com o objetivo de prevenir e enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres. Consiste no desenvolvimento de um conjunto de ações, direcionadas, prioritariamente, às mulheres rurais, negras e indígenas em situação de violência, que começou a ser executado em agosto de 2007. Os estados que já fazem parte do Pacto são Acre, Amazonas, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe, Rondônia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.

- Nosso País precisa tratar esta questão de forma estruturada e integrada, nacionalmente, para que a mulher brasileira viva sem a violência em seu dia-a-dia. Isso significará desenvolvimento social - conclui Cristiane Brasil.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Brasil volta a cair em ranking de igualdade entre sexos

Boa notícia para as mulheres do mundo, mas não para as brasileiras: a igualdade entre os sexos está aumentando na grande maioria dos países, segundo o ranking do Fórum Econômico Mundial chamado Gender Gap, no qual o Brasil caiu da 81ª primeira para a 85ª posição este ano. Desde que o estudo começou a ser feito, em 2006, 86% dos países estudados aproximaram as condições de vida e de renda entre mulheres e homens; o Brasil, porém, ficou no mesmo lugar, com uma melhora insignificante, na faixa de 1%, na taxa de igualdade.

Para a economista Saadia Zahiri, uma das coordenadoras do estudo e diretora do programa de liderança para mulheres do Fórum Econômico Mundial, os resultados mundiais são animadores, e revelam o acerto de algumas políticas públicas adotadas nos mais diversos países.

- O que mais nos anima é que estamos vendo avanços tanto no topo do ranking quanto na parte de baixo, nos países que já estavam bem e em outros que conseguiram resultados importantes nos últimos anos. Não apenas na Noruega ou na Finlândia, mas também em países como os Emirados Árabes - disse Saadia.

Os 14 indicadores do Gender Gap incluem acesso à educação, expectativa de vida, participação no mercado de trabalho, remuneração, participação política (número de mulheres no Congresso e nos altos escalões do governo). Aqueles em que o Brasil vai pior são a desigualdade na remuneração - o estudo aponta que a mulher brasileira ganha pouco mais da metade do homem para fazer o mesmo trabalho - e a baixa participação política, com apenas 9% de mulheres no Congresso.

A pesquisadora nota que o Brasil melhorou muito, em termos de igualdade, na esfera da educação fundamental e básica, nos níveis de alfabetização, e que, no que diz respeito ao ensino universitário, as mulheres já ocupam mais vagas que os homens.

- Isso é extremamente importante nesse momento, em que o país está mudando de perfil, passando a ser uma economia mais voltada para a inovação e o conhecimento. É preciso assegurar que todo esse talento vai ser integrado à economia, mas quando você olha os níveis de participação na economia, as mulheres têm 64%, contra 85% dos homens, uma diferença enromeenorme. - observa Saadia.

O grande problema do Brasil, segundo a economista, é que a integração de grandes contingentes de mulheres às escolas e ao mercado de trabalho não está se traduzindo em maior igualdade de renda. Em termos de percepção sobre salários, os executivos brasileiros acreditam que as mulheres estão ganhando pouco mais da metade da remuneração dos homens para fazer o mesmo trabalho: US$ 7 mil anuais, em média, para mulheres, US$ 12 mil para homens. A percepção de igualdade de salários, se fosse o único indicador, colocaria o Brasil na 123ª posição, e, nesse indicador, o Brasil vem piorando a cada ano.

As mulheres brasileiras já são maioria nas ocupações com formação técnica ou universitária (52%), mas apenas 36% chegam aos postos de comando, o que é apontado pelo estudo do Fórum Econômico Mundial como um dos índices de maior desigualdade de gênero no país.

O Brasil vai mal na comparação com os vizinhos: a Argentina aparece na 28ª posição no ranking, e o Chile, na 48ª. Quatro países nórdicos se mantiveram no topo da lista: Islândia, Noruega, Finlândia e Suécia. São países que se saem bem em todos os pontos aferidos pelo Fórum, e já reduziram a desigualdade entre gêneros em mais de 80%. Na Suécia, a licença pelo nascimento de um filho é em média de um ano, podendo ser estendida com redução proporcional de salário, mas tem que ser exercida ao menos em parte pelo pai. São cada vez mais frequentes os casos de famílias em que marido e mulher dividem em proporções mais equilibradas, ou até iguais, o tempo de licença.

- É claro que os países nórdicos têm níveis de impostos muito altos, e que suas políticas são difíceis de reproduzir ao redor do mundo. Mas há muitas coisas que podem ser aplicadas em outros lugares, como a igualdade na distribuição de cargos nos conselhos e a substituição do conceito da licença-maternidade pelo de uma licença para os pais - afirmou a pesquisadora.

Em escala global, a presença de mulheres em cargos políticos, que era de 14% em 2006, subiu para 18% este ano, revelam os dados do estudo.

Os Estados Unidos subiram no ranking, chegando à 19ª colocação, principalmente devido à nomeação de um grande número de mulheres para cargos importantes no governo do presidente Barack Obama, entre os quais a secretária de Estado, Hillary Clinton. Segundo Saadia, a importância de modelos reais nos quais as pessoas se inspirem é grande.

- Há um impacto dos modelos de liderança: ter um exemplo de liderança feminina afeta enormemente a próxima geração, seja na política, nos negócios ou em qualquer campo. Um exemplo tão físico, tão palpável, afeta a dinâmica do processo.

Na Ásia, o melhor desempenho foi o das Filipinas, um dos únicos oito países do mundo a já ter eliminado as diferenças entre os sexos nos indicadores de saúde e educação.

Fonte: Jornal O Globo

sábado, 28 de agosto de 2010

Horário eleitoral gratuito: uma necessidade cidadã

Neste período eleitoral, em que a busca pela preferência do voto mobiliza a classe política no sentido de seduzir e convencer os eleitores, a discussão sobre a propaganda política gratuita no rádio e na TV vem à tona. A questão, inclusive, já se transformou em um eterno debate entre adeptos e críticos à sua utilização.

Pelos que são contrários, um dos argumentos é de que a audiência diminui em horário nobre assim que é anunciado o "interrompemos a nossa programação para exibição da propaganda política obrigatória", com o conseqüente recuo em arrecadação de tarifas e impostos. Acham, também, que, mesmo com a exibição diária de propostas e candidatos, tal exposição não influencia o voto do eleitor.

O que faço questão de ressaltar é que influencia, sim. Decide, sim. Pois pesquisas de intenção de voto do eleitorado comprovam que há mudança nos números antes e depois do início da propaganda gratuita no rádio e na TV. Além do mais, a legislação eleitoral tem inibido cada vez mais a propaganda das candidaturas, o que contribui para tornar o uso do horário eleitoral gratuito fundamental para o resultado final dos pleitos.

Se há distorções quanto ao uso do espaço pelos partidos, que a discussão avance no sentido de corrigi-las, mas nunca na direção de calar a voz dos candidatos. Muitos só têm no horário gratuito de rádio e TV única forma de divulgar seus nomes e suas propostas.

Não concordo que se obstrua mais este canal entre política e sociedade, sob quaisquer argumentos que, para mim, só contribuirão para alijar ainda mais a sociedade das grandes decisões nacionais. Isto só contribui para a alienação maior do povo. E, nestes tempos, de participação cidadã, é inadmissível.

Por Cristiane Brasil, publicado no jornal O Dia (RJ), em 27/08/2010

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Cristiane Brasil presta homenagem à Presidente Nacional do PMDB Mulher

A Presidente Nacional do PTB Mulher, Cristiane Brasil, atual Secretária de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio, e o Vereador Fausto Alves (PTB-RJ), promoveram, na última sexta-feira, 06/08/2010, a entrega do Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto e do Título de Cidadã Honorária à Presidente Nacional do PMDB Mulher, deputada Maria Elvira Salles. A solenidade foi realizada no plenário da Câmara Municipal do Rio, que esteve lotado de amigos e familiares da homenageada, além de personalidades cariocas, mineiras e paulistas. Seu esposo Prata Neto, ex-secretário de Segurança de Minas Gerais, emocionado, compôs a mesa de honra.

"Você, agora, é a nossa mineiroca", brincou Cristiane. Segundo a Presidente do PTB Mulher, Maria Elvira é um grande exemplo para todos os movimentos femininos partidários no Brasil. "Seu engajamento na luta pela melhoria da condição social da mulher e da valorização da mulher na política nacional é simplesmente fascinante e inspirador. Sinto-me muito feliz em recebê-la no Rio para esta homenagem", acrescentou Cristiane.


Maria Elvira disse que, embora sejam de partidos diferentes, ela e Cristiane representam nacionalmente as mulheres e que têm lutas em comum para o empoderamento feminino no País. "Sinto-me honrada pela generosidade de Cristiane em indicar meu nome para a homenagem nesta Casa de Leis, o qual foi aprovado por unanimidade pelos vereadores cariocas", declarou.

A Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW Brasil) e o Fórum de Mulheres do Mercosul também prestaram homenagens à Maria Elvira, com placas de honra.

A homenageada

Mineira, nascida em Belo Horizonte, Maria Elvira é dona de dois mandatos como deputada estadual e de outros dois mandatos como deputada federal. Participou ativamente de importantes campanhas eleitorais, tendo candidatado-se à prefeita e à vice-prefeita de Belo Horizonte e também à vice-governadora de Minas Gerais. Maria Elvira é Relações Internacionais do Capítulo Brasil do Fórum de Mulheres do Mercosul, tendo exercido até 2005 a Presidência Internacional da entidade, fundada por ela e um grupo de mulheres em 1995, na Argentina. É também Membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher CNDM) e Conselheira do Conselho de Desenvolvimento Social da Presidência da Republica (CDES).


sexta-feira, 23 de julho de 2010

As mulheres e o voto no Brasil

A exemplo das eleições gerais de 2006 e 2002, as mulheres continuam a compor a maioria do eleitorado brasileiro: são 70.373.971 eleitoras (51,8%), contra 65.282.009 eleitores (48%). Apenas quatro estados têm mais eleitores do sexo masculino: Mato Grosso, Pará, Roraima e Rondônia.

terça-feira, 13 de julho de 2010

A realidade da violência contra a mulher

Impossível deixar de se comover ou mesmo de se revoltar com este caso macabro do goleiro Bruno e sua ex-amante, Eliza Samúdio, cujo desfecho ainda pode revelar muitas surpresas. Mas meu questionamento é para as autoridades, pois, na verdade, trata-se de uma tragédia, há muito, anunciada, já que não é novidade que tanto policiais quanto membros do Judiciário sabiam das ameaças e agressões registradas publicamente pela vítima.

E aí começa uma cadeia de erros e omissões, que acabaram por permitir a série de crimes contra aquela pobre mulher. Dentre os muitos, o mais grave foi a Justiça não autorizar proteção especial para Eliza Samúdio, sob a alegação de que as ameaças e agressões não se deram em ambiente doméstico, o que não configuraria crime de competência da Delegacia da Mulher.

Quer dizer que para que haja apuração, além de olhos roxos, tiros e facadas, a mulher tem que provar elo físico e duradouro com o algoz? Talvez esteja aí, se não o principal, um dos motivos que colocam o Brasil entre os dez primeiros países onde há mais homicídios de mulheres em todo o mundo.

Aqui, uma mulher é assassinada a cada duas horas e violentada a cada dez minutos. Apesar do aumento em 65% no número de denúncias de violência contra as mulheres, a verdade é que os casos ainda são tratados, muitas vezes, com desdém pelas autoridades.

Além do caso Eliza, outros dois de brutal, diria, até mesmo, animalesca violência povoam os noticiários nestas últimas semanas e chocam, seja pela frieza dos agressores ou pelas tentativas de manter a sociedade alheia ao acontecido: refiro-me à advogada Mércia Nakashima, assassinada pelo ex-namorado em São Paulo, e à jovem de 13 anos estuprada pelo ex-namorado, 1 ano mais velho, apenas, e por um amigo dele, de mesma idade, em Santa Catarina. Sem falar no desaparecimento da engenheira Patrícia Amieiro, mistério há dois anos sem solução, e tantos outros que não se tornam de conhecimento público.

Revolta-me mais saber que, muitas vezes, a mulher agredida, violentada, ainda tem que passar por humilhações e deboches ao expor seu drama, o que, muitas vezes, inibe as denúncias e incentiva a violência. Apesar das conquistas sociais, políticas e econômicas da população feminina, ainda estamos presos à era medieval quando o assunto trata da criminalizaçãoão dos atos de violência contra a mulher.

Cabe a todas nós não permitir que tentem nos impor vergonha no lugar de nossa coragem. Pois, todos os avanços até aqui conquistados foram resultado de muita luta, sangue, suor e lágrimas. E coragem não nos falta.

Por Cristiane Brasil
Presidente Nacional do PTB Mulher

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Mensagem ao PTB Mulher de Porto Alegre por seus 10 anos

Ao PTB Mulher de Porto Alegre e seus membros,

Em nome de todas as petebistas do Brasil, parabenizo este Diretório Municipal por seus 10 anos de existência. Anos estes de intenso trabalho e forte militância em prol das causas e ideais do PTB e do PTB Mulher, cujos resultados vêm impactando, inclusive e muito satisfatoriamente, no desenvolvimento social desta importante capital, Porto Alegre.

O engajamento das gaúchas é fascinamente! Um orgulho para o nosso movimento e um grande exemplo para os demais movimentos partidários do País. Pela constante contribuição deste Diretório Municipal na construção do legado do PTB Mulher, quero deixar registrado meu agradecimento. Que estes 10 anos as encorajem a perseguir com ainda maior afinco nossos objetivos.

Feliz aniversário!

Um abraço carinhoso,

Cristiane Brasil
Presidente Nacional do PTB Mulher

quarta-feira, 23 de junho de 2010

domingo, 20 de junho de 2010

Independência do movimento

Ao fazer uma saudação aos participantes da cerimônia de entrega do Prêmio Ivete Vargas, do I Concurso de Monografias do PTB Mulher, o Presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson, afirmou que seu maior objetivo no mandato que cumpre à frente do partido é o de fortalecer os movimentos petebistas, como o voltado para a mulher e o da juventude. Segundo Jefferson, esses movimentos é que garantirão a continuidade do legado do fundador, Getúlio Vargas.

“Nossa geração não foi capaz de construir nada do tamanho e da envergadura do patrimônio e do legado deixado por Getúlio Vargas. O partido, hoje, aposta no movimento feminino e no jovem como forma de não só preservar nossa herança, mas de ampliá-la, de criar um novo legado para a nova geração de petebistas”, disse o Presidente do PTB.

Roberto Jefferson afirmou, ainda, que o movimento feminino deverá se tornar autônomo após as eleições, com orçamento próprio e independência em relação ao Diretório Nacional. Para o Presidente do PTB, a força do trabalho da mulher petebista é motivo de grande orgulho para todos os que militam no partido.

“Todo mundo fala da defesa do trabalhador, mas eu não vejo ninguém defendendo as mulheres, não vejo nenhuma central geral das mulheres por aí. Nós, aqui do PTB, estamos não só defendendo, como criando condições para a efetiva participação feminina na política. São as mulheres que vão nos suceder nos postos de comando da estrutura partidária. Está mais do que na hora das mulheres tomarem conta deste partido, até porque a mulher sabe construir. Desejo de coração que esse movimento proteja o patrimônio do partido e que possa nos levar bem avante daquilo que conseguimos até hoje”, finalizou Roberto Jefferson.

Fonte: Agência Trabalhista de Notícias

PTB Mulher entrega prêmio à vencedora do Concurso de Monografias

A Presidente Nacional do PTB Mulher, Cristiane Brasil, entregou, na última sexta-feira, 18/06/2010, em cerimônia realizada na Convenção Nacional do PTB, em São Paulo, o prêmio de R$ 7 mil à vencedora do I Concurso Nacional de Monografias do movimento feminino do partido. Lígia Amanda Domingos, jovem curitibana de 23 anos, conquistou o Prêmio Ivete Vargas, com sua monografia sobre o tema “Uma defesa da democracia: a quem interessa o enfraquecimento do legislativo”.

Em seu discurso durante a cerimônia, Cristiane Brasil lembrou que a iniciativa do PTB Mulher tinha como objetivo provocar os jovens a refletir sobre a política no Brasil. Para Cristiane, a vitória de uma mulher de apenas 23 anos foi uma grata surpresa para o movimento. Lígia, vencedora do Concurso, questiona, em sua monografia, a legitimidade do Poder Judiciário para interferir na elaboração de leis, ao mesmo tempo em que analisa o papel e as responsabilidades dos parlamentares brasileiros neste processo. O trabalho da estudante curitibana tem como títutlo "O enfraquecimento do Legislativo: análise da falta de ativismo legislativo e do proativismo judicial".

“Este é um momento inédito na história do PTB e do PTB Mulher. Não tenho notícia de haver outro movimento feminino de partido político que tenha tido a iniciativa de provocar este tipo de debate na sociedade. Nossa intenção principal era a de levar os universitários a falarem abertamente sobre política, porque falar sobre política pode, sim, ser prazeroso. Fiquei muito feliz em saber que o primeiro lugar do concurso havia sido conquistado por uma mulher. Durante todo o processo de avaliação, estava convencida de que este trabalho havia sido escrito por um homem, já que a autora utilizou o pseudônimo 'Pablo Neruda'. A revelação do nome foi uma excelente surpresa”, disse Cristiane Brasil.

De acordo com a Presidente do PTB Mulher, foram, ao todo, 71 monografias inscritas. Cristiane Brasil chamou a Presidente do Diretório Estadual do PTB Mulher em São Paulo, Marlene Campos Machado, para entregar o prêmio à estudante Lígia Domingos. Ao receber sua premiação, Lígia falou da emoção e incredulidade ao receber a comunicação de que sua monografia havia sido a vencedora no concurso.

“Gostaria de agradecer ao PTB Mulher pela oportunidade de ter disputado este concurso e de ter sido agraciada com o prêmio. Fiquei acompanhando a divulgação dos vencedores pelo site do PTB e quase não acreditei quando vi que o meu trabalho tido sido selecionado entre os oito melhores. Quando recebi, então, uma ligação anunciando minha vitória, eu chorei muito e fiquei extremamente feliz. Este é um momento maravilhoso da minha vida e gostaria de agradecer à Presidente do PTB Mulher, Cristiane Brasil, e ao Presidente do PTB, Roberto Jefferson, pelo prêmio e, acima de tudo, pela bela e importante iniciativa”, disse a estudante Lígia Amanda Domingos.

Cristiane Brasil anunciou que, em segundo e terceiro lugares no concurso, respectivamente, ficaram os trabalhos "Uma breve análise do conhecimento popular sobre o Poder Legislativo Federal Brasileiro", de Silvano Tavares Carlos, com o pseudônimo STC; e "A politéia em Aristóteles: um paradigma de democracia para a contemporaneidade", de Caroline Leite Girodano, com o pseudônimo Natasce Rotalle.
 
Fonte: Agência Trabalhista de Notícias

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Premiação do I Concurso Nacional de Monografias do PTB Mulher acontece nesta sexta, em São Paulo

Uma jovem universitária de Curitiba é a grande vencedora do I Concurso Nacional de Monografias do PTB Mulher. Lígia Amanda Domingos receberá o Prêmio Ivete Vargas, no valor de R$ 7 mil, em cerimônia que será realizada nesta sexta-feira, 18/06/2010, às 20h, no hotel Blue Tree Park, em São Paulo, durante a Convenção Nacional do PTB. Na ocasião, também será divulgado o tema do próximo concurso, a ser aberto em julho.

A iniciativa tem por objetivo provocar os jovens a refletir sobre a política no Brasil. Nesta primeira edição, foram, ao todo, 71 monografias inscritas, discutindo propostas ligadas ao tema principal: "Uma defesa da democracia: a quem interessa o enfraquecimento do Legislativo". Lígia, a vencedora do prêmio, questiona a legitimidade do Poder Judiciário para interferir na elaboração de leis, ao mesmo tempo em que analisa o papel e as responsabilidades dos parlamentares brasileiros neste processo, em seu trabalho com o título "O enfraquecimento do Legislativo: análise da falta de ativismo legislativo e do proativismo judicial".

Estarão presentes à cerimônia de premiação o Presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson; a Presidente Nacional do PTB Mulher, Cristiane Brasil; além de dirigentes, vereadores, deputados estaduais, federais e senadores do partido. Também participarão o professor-doutor da UnB, cientista político, especialista em análise da conjuntura brasileira, Paulo Kramer; e o subsecretário municipal de Administração do Rio de Janeiro, PhD em Economia pela Universidade de Harvard, Igor Barenboim, membros da Banca Examinadora do concurso. Após a entrega do prêmio, haverá uma mesa redonda com a vencedora e convidados, a qual será mediada por Cristiane Brasil.

"Fiquei muito feliz em saber que o primeiro lugar do concurso foi conquistado por uma mulher. Durante todo o processo de avaliação, estava convencida de que este trabalho havia sido escrito por um homem, já que a autora utilizou o pseudônimo Pablo Neruda. A revelação do nome foi uma excelente surpresa", conta Cristiane. Segundo a presidente, a intenção é mostrar que a política faz parte da vida de todos nós e que pode, sim, ser um assunto agradável. "Mais ainda, os partidos precisam atrair os jovens, fazê-los interessados em participar do processo político. Com isso, teremos a renovação das idéias, contribuindo para a modernização do País", explica.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

"Café com Prosa" no PTB Mulher-RJ

O PTB Mulher-RJ promove, nesta quarta-feira, 16/06/2010, mais uma edição do "Café com Prosa". O encontro será às 17h, no auditório da Câmara de Vereadores do Rio, que fica à Praça Floriano (ou Cinelândia), nº 1.

Desta vez, o debate será sobre a Lei Maria da Penha e contará com as presenças da Presidente Nacional do PTB Mulher, Cristiane Brasil; da defensora pública, Cristiane Xavier; e da professora da Escola Superior de Advocacia (ESA), da OAB-Niterói, Simone Carvalho Torres de Oliveira.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Encontro Estadual do PTB Mulher-SP reúne mais de 2 mil petebistas

Muita animação e demonstrações de garra e amor pelas cores do PTB deram o tom ao "I Encontro Estadual das Mulheres Trabalhistas", realizado no último domingo, 31/5/2010, na cidade de São Paulo. O evento, que encerrou a agenda de comemorações pelos 65 anos do PTB e pelo Mês do Trabalhador, reuniu lideranças femininas do Diretório do PTB no Estado de São Paulo. De Porto Alegre, vieram as companheiras do PTB Mulher do Rio Grande do Sul, Paula e Horácia, representando a presidente do Diretório Metropolitano, Iara Lopes. Líderes político-partidários, coordenadores dos Escritórios Regionais, vereadoras, prefeitas, dirigentes e militantes trabalhistas prestigiaram o PTB Mulher, considerado o maior movimento de mulheres na política.

A Presidente Marlene Campos Machado agradeceu pelo empenho e determinação de suas companheiras, muitas das quais participam do PTB Mulher há mais de dez anos. Marlene falou sobre a organização do movimento no Estado de São Paulo, que já conta com 300 núcleos municipais e 80 zonais e distritais na Capital, e fez questão de agradecer a todas as suas companheiras pela dedicação diária na promoção da motivação e da valorização da mulher.

O Presidente Estadual do PTB-SP, deputado Campos Machado, fez questão de parabenizar a presidente Marlene, toda a equipe organizadora, as lideranças e autoridades presentes, além de reafirmar sua amizade com Geraldo Alckmin. Campos afirmou, ainda, que o PTB é um "partido-família", onde todos são tratados com respeito e afeto, e que as mulheres trabalhistas cada vez estão mais fortes e organizadas. "Quero, em 2012, que cada município tenha, ao menos, uma vereadora do PTB eleita", disse, para delírio das milhares de petebistas presentes.


O ex-governdor Geraldo Alckmin, presente ao evento, fez questão de afirmar que o PTB Mulher comprovava ser o mais forte movimento feminino do Brasil. Alckmin ainda fez uma deferência especial às mulheres petebistas, para, em seguida, reafirmar a liderança ímpar e a lealdade do amigo Campos Machado.

Na oportunidade, foi lançada oficialmente a pré-candidatura à reeleição do senador Romeu Tuma. O Senador homenageou as mulheres do PTB e disse estar honrado em pertencer "a este partido, que me dá toda a força que preciso para representar a população de nosso Estado".

Representante do PTB Mulher de Porto Alegre assume a presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Na última quarta-feira, 26/5/2010, durante o Fórum de Mulheres, que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal da Administração, no centro de Porto Alegre, foi eleita a nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim). Pelo movimento PTB Mulher-Porto Alegre, Paula Vaz Pinto, como presidente, Nara Sortica, da Associação de Moradores do Parque Madepinho, como secretária adjunta e Lígia Carvalho, do Conselho de Clubes de Mães de Porto Alegre, como vogal, passam a integrar a gestão 2010-2012 do Comdim. A nova diretoria, que foi eleita por aclamação, assume com a proposta de renovar e aumentar a participação dos movimentos de mulheres junto à entidade.

“Esperamos poder contar com o apoio de todas nesta busca constante pelos direitos da mulher. Queremos dar visibilidade às mulheres porto-alegrenses e tornar o Conselho cada vez mais representativo, fazendo com que as mulheres conheçam melhor este mecanismo e se envolvam, cada vez mais, com a sua própria causa”, afirmou a nova presidente.

Também integrarão a comissão executiva do Conselho, o Imama, Movimento de Mulheres Marlene Martini Carneiro, PMDB Mulher e a Fasc.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

I Encontro das Mulheres Trabalhistas de SP

O PTB Mulher de São Paulo, presidido por Marlene Campos Machado (PTB-SP), realizará, no próximo domingo, 30/05/2010, o "I Encontro Estadual das Mulheres Trabalhistas", encerrando, assim, com chave de ouro, a agenda de especial de eventos comemorativos ao "Mês do Trabalhador". Desde o Dia Internacional do Trabalho, passando pelo aniversário de 65 anos do PTB, diversas atividades movimentaram os trabalhistas, diariamente, nos quatro cantos do estado.

Segundo a Presidente Marlene, "vamos reunir nossas lideranças femininas de todo o Estado de São Paulo, representando mais de 30 mil militantes do PTB Mulher".

O evento, que terá as presenças do Presidente Estadual e Secretário-Geral Nacional da legenda, Deputado Campos Machado, e do Senador Romeu Tuma, entre outros expoentes do partido, servirá para afinar a ação e o discurso do departamento, em relação às lutas pela valorização e motivação da mulher paulista.

"Tenho pregado, em minhas andanças pelo Estado, que podemos sonhar com uma sociedade mais justa, com amor, fé e esperança e que temos construído o mais forte e moderno partido político porquanto criamos laços de família com nossos filiados. E não há como pensar em amor, fé, esperança e família, sem a figura essencial da mulher", afirmou o líder do PTB, Campos Machado.



I ENCONTRO ESTADUAL DAS MULHERES TRABALHISTAS
Data: 30 de maio de 2010 - domingo - 10 horas
Local: Casa de Portugal, Avenida Liberdade, 602
Região central da Cidade de São Paulo

Porto Alegre convida

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Concurso Nacional de Monografias do PTB Mulher

A segunda edição do Concurso Nacional de Monografias do PTB Mulher já está em fase de organização. E você pode nos ajudar a prepará-lo: clique aqui e dê sua sugestão de tema. Participe! 


sábado, 15 de maio de 2010

65 anos de PTB!

Neste sábado, dia 15 de maio, o Partido Trabalhista Brasileiro completa 65 anos de trabalho e luta em favor de nosso País. o PTB é o partido que criou a CLT e deu ao trabalhador brasileiro o direito de sonhar com o dia de amanhã. O PTB é o partido do ex-presidente Getúlio Vargas.

É o partido do presente, sob a liderança de Roberto Jefferson. E será sempre o partido do futuro, com sua atuação de vanguarda na luta pela garantia dos direitos dos trabalhadores. Somos um partido que fez e faz a História.

Neste 15 de maio, vamos celebrar nossas conquistas do passado e também aquelas que estão por vir, como, por exemplo, o fim do fator previdenciário e a manutenção dos reajustes dignos para todos os nossos aposentados. Para o futuro, temos que manter nossa visão de partido acima de tudo. Um partido de lideranças fortes, firmes, mas que não se distancia do povo, ouvindo sempre a voz das ruas para tomar decisões.

Parabéns, PTB. Parabéns, petebistas. Parabéns democracia brasileira, por ter em sua consolidação um partido com a relevância do Partido Trabalhista Brasileiro. Longa vida ao PTB!

Cristiane Brasil
Presidente Nacional do PTB Mulher

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cristiane Brasil divulga resultado final do I Concurso Nacional de Monografias do PTB Mulher

Amigas e amigos petebistas,

É com imenso prazer que informo o resultado final do I Concurso Nacional de Monografias do PTB Mulher, com base nos critérios indicados no regulamento, avaliados pelos ilustres membros da Banca Examinadora.

A grande vencedora do Prêmio Ivete Vargas na categoria “universitária”, no valor de R$ 7 mil, foi a autora do trabalho “O enfraquecimento do Legislativo: análise da falta de ativismo legislativo e do proativismo judicial”, LÍGIA AMANDA DOMINGOS, que utilizou o pseudônimo Pablo Neruda.

Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram os trabalhos “Uma breve análise do conhecimento popular sobre o Poder Legislativo Federal Brasileiro”, de Silvano Tavares Carlos, com o pseudônimo STC; e “A politéia em Aristóteles: um paradigma de democracia para a contemporaneidade”, de Caroline Leite Girodano, com o pseudônimo Natasce Rotalle.

Em breve, divulgaremos a data em que acontecerá a cerimônia de premiação, a ser realizada na sede nacional do PTB, em Brasília. Na ocasião, a vencedora do Concurso será convidada a participar de uma mesa redonda com políticos e personalidades, para discutir o tema por ela desenvolvido.

Esclareço que nenhum dos trabalhos inscritos na categoria “profissional” foi classificado para a fase final de avaliação. Sendo assim, observando o regulamento, o valor do prêmio destinado a esta categoria será acumulado para o próximo Concurso, a ser divulgado no segundo semestre deste ano.

Em nome do PTB e do PTB Mulher, parabéns à vencedora e muito obrigada a todos os participantes!

Um grande abraço,

Cristiane Brasil
Presidente Nacional do PTB Mulher

terça-feira, 13 de abril de 2010

"Café com Prosa" do PTB Mulher-RJ nesta quarta

Este mês, o nosso tradicional "Café com Prosa" faz uma pausa na política para tratar de um assunto não menos interessante: casamentos. Por isso, convidamos todos vocês a estarem conosco nesta quarta-feira, 14/04/2010, no Forte de Copacabana (Praça Cel. Eugênio Franco, 01, Copacabana - Posto 6), às 18h30, para a palestra da Juíza de Paz, Dra. Maria Vitória Guimarães Riera, conhecida pelas cerimônias que realiza na Zona Sul do Rio de Janeiro. Filiados e amigos do PTB Mulher não pagam taxa de entrada, basta identificar-se ao chegar ao evento.

Mais informações pelos e-mails ptbmulhernacional@ptb.org.br e ptbmulherrj@gmail.com ou pelo telefone (21) 2292-9171.

Contamos com sua presença!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

PTB Mulher de Araruama arrecada donativos para vítimas das chuvas


O PTB Mulher de Araruama mobiliza a população do município para ajudar as famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas da última semana, com o movimento "Mulher Solidária". As doações de roupas, móveis e utensílios domésticos podem ser feitas na sede do movimento, que fica à Rodovia Amaral Peixoto Km 83,5 (em frente ao radar eletrônico e perto do Campo do Guanabara). Todos os produtos arrecadados serão enviados a uma instituição de caridade, ainda a ser escolhida, que fará a distribuição.

"Contamos com a solidariedade de nossa população e, principalmente, com a sensibilidade da mulher araruamense. Esperamos amenizar o sofrimento de quem perdeu tudo ou quase tudo", declara a presidente do PTB Mulher no município, Lúcia Maia (foto).

quinta-feira, 8 de abril de 2010

PTB Mulher-RJ pede doações para vítimas das chuvas no estado

O PTB Mulher-RJ pede a todos os filiados e amigos que contribuam com as campanhas de doações para as vítimas das chuvas, que, desde a última segunda-feira, atingem diversos municípios do estado. A intenção é arrecadar, principalmente, material de limpeza e de higiene pessoal, fraldas, água potável, colchonetes, roupas de cama e de banho, leite em pó e alimentos não perecíveis.

“A mobilização e o engajamento de todos são muito importantes. Assim, estaremos contribuindo com o poder público, para, pelo menos, amenizar o sofrimento dos milhares de fluminenses que encontram-se desabrigados ou desalojados, neste momento”, afirma a Presidente do PTB Mulher-RJ e do PTB Mulher Nacional, Cristiane Brasil, que vai além: “solidariedade é a palavra de ordem!”.

Confira nos posts a seguir os endereços de postos de coleta organizados pelo Governo do Estado, Prefeituras e entidades civis nas cidades mais afetadas.

Postos de coleta de doações no RIO DE JANEIRO

Centro Administrativo São Sebatião (CASS – sede da Prefeitura)
Rua Afonso Cavalcanti, 455, Térreo (Posto Diretoria Patrimônio do PREVIRIO)

Centro de Referência da Assistência Social Germinal Domingues
Rua Ambiré Cavalcanti, 95, Rio Comprido

Quadra do GRES Mangueira
Rua Visconde de Niterói, 1072

Centro de Referência da Assistência Social Maria Lina
Rua São Salvador, 56, Laranjeiras

Centro de Referência da Assistência Social Arlindo Rodrigues
Rua Desembargador Isidro, 48, Tijuca

Centro de Referência da Assistência Social RINALDO DE LAMARE
Avenida Niemeyer, 776, São Conrado

Região Administrativa Jacarezinho
Praça da Concórdia

Quadra da Escola de Samba Jacarezinho
Avenida Dom Helder Câmara, em frente ao nº 2066

4ª Coordenadoria de Assistência Social
Rua da Regeneração 654 – Bonsucesso

5ª Coordenadoria de Assistência Social
Rua Capitão Aliatar Martins, 211

Centro de Referência da Assistência Social Professora Márcia Lopes
Rua Carvalho de Souza, 274, Madureira

6ª Coordenadoria de Assistência Social (Subprefeitura da Zona Norte)
Rua Luiz Coutinho Cavalcanti, 576, Guadalupe

Coordenadoria de Assistência Social Francisco Sales Mesquita
Rua Sargento de Milícias s/nº, Pavuna (ao lado da Delegacia)

7ª Coordenadoria de Assistência Social
Estrada do Guerenguê, 1630, Curicica

Centro de Referência da Assistência Social Daniela Peres
Rua Albano, 313, Praça Seca

Centro de Referência da Assistência Social Heloneida Studart
Rua Rangel Pestana, 510, Bangu

9ª Coordenadoria de Assistência Social
Rua José Euzébio s/nº, Campo Grande (antiga Rua do Rádio)

Centro de Referência da Assistência Social Cecília Meireles
Rua Olinda Elis, 470, Rampa 4, 3º andar, Campo Grande

10ª Coordenadoria de Assistência Social
Avenida Brasil s/nº, Santa Cruz (esquina com Av. Padre Guilherme Decaminada)

Centro de Referência da Assistência Social Padre Guilherme Decaminada
Rua Lopes Moura, 46, Santa Cruz

Cruz Vermelha
Praça da Cruz Vermelha s/nº – Centro

Guarda Municipal

•São Cristóvão: na sede da Guarda (Avenida Pedro II, nº 111)

• Botafogo: na base operacional da GM-Rio (Rua Bambina, nº 37)

• Barra da Tijuca: na 4ª Inspetoria (Avenida Ayrton Senna, nº 2001)

• Madureira: na 6a Inspetoria (Rua Armando Cruz, s/nº)

• Praça Seca: na 7ª Inspetoria (Praça Barão da Taquara, nº 9)

• Lagoa: 2ª Inspetoria (Rua Professor Abelardo Lobo s/nº - embaixo do viaduto Saint Hilaire, na saída do Túnel Rebouças)

• Bangu: na 5ª Inspetoria (Rua Biarritz, s/n)

• Tijuca: na 8ª Inspetoria (Rua Conde de Bonfim, nº 267)

• Campo Grande: na 13ª Inspetoria (Rua Minas de Prata, nº 200)

Postos de coleta de doações em NITERÓI

Escola Municipal Paulo Freire
Rua Soares Miranda, 77, Fonseca.

Clube Canto do Rio
Rua Visconde do Rio Branco, 701, Centro

Colégio Salesiano Santa Rosa
Rua Santa Rosa, 207

Centro Educacional de Niterói (Centrinho)
Rua Itaguaí, 173, Pé Pequeno

Colégio Estadual Guilherme Briggs
Rua Doutor Mário Viana, 625, Santa Rosa

Quadra da Acadêmicos do Cubango
Rua Noronha Torrezão, 560, Cubango

Escola Estadual Alberto Brandão
Rua Castro Alves, 22, Fonseca

Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ) - Inspetoria de Niterói
Avenida Roberto Silveira, 245, Icaraí

Plaza Shopping
Rua XV de Novembro, 8, Centro

Instituto Abel
Rua Roberto Silveira, 19 e Rua Mário Alves, 2, Icaraí

Postos de coleta de doações em SÃO GONÇALO

Prefeitura de São Gonçalo
Rua Feliciano Sodré, 100, Centro

Anexo da Prefeitura de São Gonçalo
Rua Uriscina Vargas, 36, Alcântara (em frente ao 7º Batalhão da Polícia Militar)

Colégio Municipal Castello Branco
Rua Carlos Gianelli, s/nº, Boaçu

Colégio Municipal Ernani
Faria Rua Oliveira Botelho, s/n, Neves

Colégio Municipal Estephania de Carvalho
Rua Bispo Dom João da Mata, 466, Laranjal

Escola Municipal Desembargador Ronald de Souza
Rua Francisco Campos, s/nº, Jardim Catarina

Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes
Estrada das Palmeiras, s/nº, Itaúna

Colégio Municipal Irene Barbosa Ornellas
Rua Belarmino Faria, s/nº, Jardim Catarina

Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra
Rua Capitão Justiniano Pereira Faria, s/nº, Alcântara

Escola Municipal Paulo Reglus Neves Freire
Estrada da Conceição, 1111, Porto do Rosa

Escola Municipal Belarmino Nicardo Siqueira
Rua Evaristo da Veiga, s/nº, Luiz Caçador

Escola Municipal Leda Vargas Giannerinni
Rua Ceclia Correa, s/nº, Tribobó

Postos de coleta de doações em ITABORAÍ

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Rua Dr. Pereira dos Santos, 10, Centro

Secretaria Municipal de Educação
Praça Marechal Floriano Peixoto, 431, Centro

Qualquer Escola Municipal

Posto de coleta de doações em SÃO JOÃO DE MERITI

Secretaria Municipal de Promoção Social
Avenida Presidente Lincoln, 899, térreo, Vilar dos Teles

Posto de coleta de doações em DUQUE DE CAXIAS

Secretaria Municipal de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil
Rua Silva Ferrando s/nº, Parque Duque, próximo ao Centro

Posto de coleta de doações em TANGUÁ

Secretaria de Bem Estar Social
Rua Vereador Manoel Macedo 680, Centro, perto do Banco do Brasil

quarta-feira, 31 de março de 2010

I Concurso Nacional de Monografias do PTB Mulher: confira os finalistas

Confira o pseudônimo dos autores dos trabalhos finalistas: Cândido, Pablo Neruda, Natasce Totalle, Chiquinha Gonzaga, Marymar, Pequena Notável, Um Trabalhador Brasileiro e STC.

A Presidente da Banca Examinadora, Cristiane Brasil, informa que uma das nove monografias finalistas foi desclassificada na fase final de avaliação, conforme prevê o regulamento do concurso, por apresentar o nome do autor.

Visite regularmente este blog ou o site do PTB (http://www.ptb.org.br/) para novas informações. Para entrar em contato, basta enviar um e-mail para ptbmulhernacional@ptb.org.br.

sábado, 27 de março de 2010

Conheça a vereadora Elaine Matozinhos, representante do PTB Mulher no Legislativo mineiro

À frente de várias iniciativas em defesa dos direitos da mulher, a vereadora Elaine Matozinhos (PTB-MG), é uma das representantes do PTB Mulher no Legislativo. Mais jovem delegada da Polícia Civil em Minas Gerais, atuou em quase todas as delegacias especializadas da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Em 1997, afastou-se da corporação para assumir mandato na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), sendo a quinta vereadora mais votada na capital.

Em seu terceiro mandato, Elaine afirma que o grande desafio na Câmara diz respeito ao meio ambiente, do qual é ampla defensora. A vereadora integra a Comissão Permanente de Meio Ambiente e Política Urbana e foi eleita presidente da mesma para o ano de 2010. Autora da Lei n˚9.341, que trata da poluição sonora na cidade, a parlamentar salienta que essa questão deve ser tratada com muita seriedade.

Defesa da Mulher

Pelas ações em defesa da mulher, representou Minas Gerais junto ao Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, do Ministério da Justiça (1990/1993), quando coordenou o combate à violência contra a mulher no País e acompanhou os trabalhos desenvolvidos pelas delegacias especializadas.

Em 1990, representou o Brasil na Reunião Interamericana de Consulta Sobre a Mulher e a Violência da OEA, em Washington, nos EUA – reunião preparatória para elaboração da Convenção Interamericana para Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher. O Brasil é signatário do documento, um dos sustentáculos do Projeto de Lei n˚4559/2004, que culminou na sanção da Lei 11340/06, conhecida como Lei Maria da Penha.

Projetos de Lei

Em 2009, a vereadora apresentou projetos importantes, como o PL 314/2009, que proíbe o assédio moral no âmbito da administração pública municipal. Na justificativa da matéria, Elaine esclarece que “o assédio moral consiste em expor trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, de forma repetitiva e prolongada durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções”. O projeto está em fase de apreciação, em primeiro turno, na Comissão de Administração Pública.

Ainda em 2009, Elaine Matozinhos apresentou à CMBH projeto que estabelece normas para uso e instalação de elevadores. A proposta, que tramita em primeiro turno na Comissão de Legislação e Justiça da Câmara, é a de número 511/2009. Segundo a autora, os elevadores estão cada vez mais modernos e com funções facilitadas para que qualquer usuário possa manuseá-los. “No entanto”, ressalta, “sempre haverá situações em que a figura do ascensorista será indispensável, como nos locais com grande fluxo de público e com equipamentos mais antigos, bem como nos locais em que é necessário conduzir deficientes visuais ou controlar a quantidade de peso das pessoas e mercadorias a transportar”.

Elaine ainda propôs o PL 40/09, que torna obrigatória a instalação de bebedouros de água potável nas danceterias e casas noturnas. A matéria já recebeu parecer pela aprovação na Comissão de Saúde e Saneamento. De acordo com a vereadora, o custo de água potável nas casas noturnas em Belo Horizonte é muito alto, e chega a ser igual ou superior ao de um chope ou cerveja.

quarta-feira, 17 de março de 2010

I Concurso Nacional de Monografias do PTB Mulher: mudanças na Banca

A Banca Examinadora do "I Concurso Nacional de Monografias do PTB Mulher", inicialmente formada por cinco integrantes, acaba de sofrer alteração. Por motivos pessoais, o economista Alexandre Andrade deixa o corpo de avaliadores, que continua sendo presidido por Cristiane Brasil, Presidente Nacional do PTB Mulher, e composto, ainda, pelo professor-doutor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (Ipol/UnB), Paulo Kramer; pelo subsecretário municipal de Administração da Prefeitura do Rio, Igor Barenboim, PhD em Economia pela Harvard University (EUA); e pelo advogado Luiz Francisco Barbosa, Secretário Jurídico da Executiva Nacional do PTB.

O cronograma do Concurso está mantido. Foram 71 monografias inscritas e nove aprovadas para a segunda e última etapa de avaliação. Nos próximos dias, serão divulgados os títulos dos trabalhos finalistas.

Confira regularmente este blog e o site oficial do PTB (www.ptb.org.br) para novas informações. Para entrar em contato, basta enviar um e-mail para ptbmulhernacional@ptb.org.br.

quarta-feira, 10 de março de 2010

"Café com Prosa" no PTB Mulher-RJ: novo endereço

O primeiro "Café com Prosa" do PTB Mulher-RJ em 2010 acontece hoje, 10/03/2010, a partir das 17h, na Avenida Treze de Maio, 13, Auditório 916, no Centro do Rio. Contamos com sua presença! Até lá!

terça-feira, 9 de março de 2010

"Café com Possa" no PTB Mulher-RJ está de volta

O PTB Mulher-RJ realiza, nesta quarta-feira, 10/03, o primeiro "Café com Prosa" do ano, a partir das 17h, na sede do movimento (Avenida Treze de Maio, 13, sala 1908, Centro do Rio). Na ocasião, haverá uma homenagem a todas as mulheres petebistas pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8. Além disso, será preparado o cronograma do "Café com Prosa Itinerante", que acontecerá mensalmente, a partir de abril, nas sedes dos Diretórios Municipais do PTB Mulher-RJ.

Segundo a Presidente Nacional, Cristiane Brasil, que também é Presidente Estadual do movimento no Rio, esta será uma excelente oportunidade para colocar o papo e a política em dia. "Conto com a presença de todos!", convida Cristiane.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulher - capacidade comprovada

Saiu na imprensa que pesquisa feita pela Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac) constatou que as mulheres têm mais sucesso nas seleções públicas que os homens. Pelo levantamento, a proporção de aprovados em concursos em 2007 e 2008 está na ordem de 50,33% para mulheres e 49,65% para homens. Dedicação, disciplina e determinação são os fatores apontados para a performance.

Trata-se de mais uma comprovação da capacidade da mulher quando esta é posta em prova. Esses avanços são meritórios, sim, e devem-se exclusivamente à nossa perseverança na luta pelo reconhecimento de nosso valor. Pois não é mistério que oportunidades e mensuração do nosso trabalho ainda são desiguais, como demonstram diversos outros levantamentos sobre o mercado de trabalho.

Portanto, nunca é demais lembrar, neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, que a mobilização política e cidadã é meio fundamental para alcançarmos a verdadeira justiça e igualdade entre homens e mulheres de todas as classes. É nisto que acredito. É por esta causa que dedico minha vida e meu trabalho.

Por Cristiane Brasil
Presidente Nacional do PTB Mulher

Parabéns, mulheres!

Amigas e amigos petebistas,

Passados mais de 60 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a mulher em nosso País é o termômetro da luta contínua pela igualdade dos direitos, pela liberdade plena, pela justiça social e pela paz.

A mulher brasileira, tradicionalmente gestora do lar e da família, galgou superfícies mais elevadas para alcançar a dignidade antes reservada ao espaço intocável masculino. Hoje ela é a parlamentar, a empresária, a produtora, a gestora de pessoas, a diretora, a militar, um sem número de profissões lhe pertencem, mulher vitoriosa em sua batalha diária pela vida.

O seu sorriso substitui qualquer maquiagem, e é o alento dos homens, sejam eles adultos ou crianças. Não há substituto para o seu carinho e o seu amor, sua sensibilidade apurada e o seu cuidado, lapidado por séculos de experiência.

Por tudo isso que a mulher representa e certo de que nossa dívida para com todas elas é de uma dimensão impagável, expresso meus sinceros votos de um feliz Dia Internacional da Mulher. Ao nosso PTB Mulher, presidido por Cristiane Brasil, meus parabéns. Parabéns a todas as mulheres que constroem diariamente a nossa cidadania. Aprendamos com elas!

Por Roberto Jefferson
Presidente Nacional do PTB

PTB Mulher de Porto Alegre fecha agenda para o mês da Mulher

Mulheres petebistas da capital gaúcha se reuniram na quinta-feira (04/03/2010), na sede do Diretório Metropolitano do PTB, para fechar a extensa e intensa programação para o Mês da Mulher. Segundo a presidente do PTB Mulher de Porto Alegre, Iara Lopes, além das agendas comemorativas, é preciso participação. “Não podemos perder a oportunidade de pautar nossos encontros e abordagens pela defesa dos interesses das mulheres. É um ótimo momento para amadurecer conceitos e lutar pela implementação, de fato, de políticas eficazes, que venham ao encontro do que acreditamos”, afirmou Iara.

Um ponto de destaque do calendário são as eleições do Conselho Estadual dos Direitos da mulher, no dia 19 de março. No campo partidário, para fechar a programação, as mulheres preparam o início das comemorações dos 10 anos de fundação do PTB Mulher da Capital e um seminário de formação política.

Além da programação especial do Mês da Mulher, as petebistas aprovaram a criação do bloco “De volta à Praça”, que vai levar o nome do PTB ao Carnaval Comunitário da Descentralização da Cultura, promovido pela Prefeitura em diversos bairros da Capital, nos próximos finais de semana.

Confira a programação do Mês da Mulher do PTB Mulher de Porto Alegre:

08/03 - 19h: TEATRO RENASCENÇA COMDIM - SARAU FEMINISTA

08/03 - 19h30min: ART E EVENTU’S (Av. Neuza Brizola, 21 – Petrópolis)

SMDHSU – Entrega Prêmio “Mulheres que Fazem a Diferença”

Maria Helena Estrázulas (Pres. COMUI) recebe a homenagem
 
09/03 - 16h: SEDE DO DEMHAB

FILME: ACORDA RAIMUNDO, ACORDA.

Palestrante: Iara Lopes – PTB Mulher PoA
 
11/03 - 12h: RESTAURANTE OUTBACK (Shopping Iguatemi)

4º ALMOÇO PELA MULHER – EVENTO BENEFICENTE AO IMAMA

(Convites R$ 50,00 no Imama, R. Ramiro Barcelos, 850)

17/03 - 15h: CLUBE DE MÃES JUDITH MENEGHETTI

PALESTRA: LEI MARIA DA PENHA – Parceria com PTB Mulher PoA

19/03 - 16h: CENTRO DE EVENTOS DO HOTEL PLAZA SÃO RAFAEL

MULHER E SAÚDE – DRA. BEATRIZ AMARAL – RADIMAGEM (entrada franca)

Palestra: OS HORMÔNIOS NA VIDA DA MULHER – DR. NEY MÁRIO BRASIL DO AMARAL

20/03 - 15h: VILA NOVA BRASILIA – SARANDI - CRECHE SANTA CATARINA

Palestrantes: Ana, Paula Vaz Pinto, Yassanan Costa Xuxa - PTB Mulher PoA

23/03 - 15h: ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

MEDALHA DO MÉRITO FARROUPILHA

Elida Martinez Coimbra Galarça (CGCM) recebe a homenagem por iniciativa do Dep. Est. Cassiá Carpes

27/03: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO POLÍTICA DO PTB MULHER POA