sábado, 31 de outubro de 2009

PTB Mulher de Porto Alegre homenageia Outubro Rosa iluminando nova sede


Permanece até hoje, 31/10/2009, a iluminação especial em cor-de-rosa na nova sede do PTB de Porto Alegre, que foi instalada para marcar o engajamento do PTB Mulher à campanha Outubro Rosa, desenvolvida no RS pelo Instituto da Mama (Imama-RS). Segundo a presidente do movimento feminino na cidade, Iara Lopes, um segmento político e partidário não pode deixar de participar e discutir as questões que influenciam diretamente na vida das pessoas da cidade.

“É fundamental o nosso engajamento, pois não podemos fazer política distante dela. As mulheres, de uma forma geral, têm que se apropriar mais das políticas públicas de saúde da mulher, em especial, sobre a conscientização e conhecimento do câncer de mama, motivo de tantas mortes de mulheres, que poderiam ser evitadas com o diagnóstico precoce. Procuramos, sempre, chamar atenção para isso”, destaca Iara.

O mês de outubro é de conscientização sobre o câncer de mama em todo o mundo. Além da iluminação de monumentos e prédios em cor-de-rosa, são promovidas diversas ações com o objetivo de alertar a população sobre a importância da realização periódica da mamografia e do diagnóstico precoce.

O Outubro Rosa iniciou com uma ação homônima criada nos EUA, na Califórnia, em 1997, que tomou proporções mundiais. Monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França, já foram iluminados pela causa.

Sandra Beatriz Silveira assume diretoria na Secretaria de Turismo gaúcha


A ex-prefeita da cidade gaúcha de Esteio e atual diretora operacional do Isam, a petebista Sandra Beatriz Silveira, membro da Executiva Nacional do PTB Mulher, foi nomeada nova diretora de departamento da Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer do governo do Rio Grande do Sul. Após tomar posse, Sandra representou o secretário José Heitor Gularte na reunião para debater os processos necessários para a construção do Ocenário Sul no município. O encontro ocorreu na Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos, em Porto Alegre, e reuniu também os secretários estaduais de Administração e Turismo, Elói Guimarães e Heitor Gularte, respectivamente. Na ocasião, foi acordada a construção de um cronograma de trabalho para organizar as etapas necessárias para construção do empreendimento.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

"Café com Prosa" do PTB Mulher-RJ recebe convidadas ilustres


Logo após a Convenção Municipal do PTB Mulher do Rio, foi realizada mais uma edição do "Café com Prosa", que, além da Presidente Nacional Cristiane Brasil e da Presidente carioca Vera Gorgulho, contou com as ilustres presenças de três mulheres que fazem parte da história do PTB e que contribuíram diretamente para a formação e desenvolvimento do PTB Mulher: a Vice-Presidente Nacional do movimento, Marli Iglesias; a Diretora-Administrativa da Fundação Instituto Getúlio Vargas (FIGV), Rita Leite; e a Presidente Municipal do PTB Mulher de Porto Alegre, Iara Lopes. O Vereador Fausto Alves (PTB-RJ) também prestigiou o evento.

"É um prazer voltar ao Rio e ver que aqui existe um grupo coeso de mulheres trabalhando em prol das causas do PTB Mulher", declarou Rita, na abertura de sua palestra sobre a Fundação.

Para Iara, a palavra de ordem do PTB Mulher é "solidariedade". Ela acredita que todos aqueles que pretendem fazer política formalmente devem estar imbuídos deste sentimento. Uma das maneiras de aplicá-lo, na prática, segundo Iara, é, por exemplo, participar dos conselhos de direito das cidades, como o Conselho da Mulher e o Conselho do Idoso, dando representatividade ao movimento em todos os níveis da sociedade. "Em Porto Alegre, fazemos do PTB Mulher um movimento espelho: a gente consegue se enxergar nele e vê-lo refletido por toda a cidade", explicou, orgulhosa.

A gaúcha Marli fez questão de parabenizar a recém-eleita Presidente carioca, ressaltando o companheirismo, a lucidez, a fidelidade e a parceiria com que Vera tem trabalhado ao lado das demais mulheres petebistas ao longo dos anos. Uma das principais militantes do movimento feminino no PTB, Marli brindou a platéia com seu depoimento sobre a fundação e história do PTB Mulher, que teve início no final da década de 80, no Rio Grande do Sul, graças ao desafio recebido do Senador Sérgio Zambiasi, na época Deputado Estadual, por um pequeno grupo de mulheres da qual fez parte, assim como a também gaúcha Iara. 

"Nos 'agarramos' à idéia. Abrimos caminhos porque a 'mata estava fechada' e seguimos em frente. No início, um pouco tímidas. Enfrentamos diferentes dificuldades, mas hoje podemos dizer que, assim como muitas companheiras, construímos uma bela frente de mulheres em todo o País, que nos emocionam em cada pedacinho deste Brasil por que passamos", lembrou.

Segundo Marli, um dos grandes incentivadores da militância feminina no Brasil, como um todo, é o Presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson, que sempre respaldou o movimento e não se cansa de falar que o futuro da política passa pelas mulheres. "Os homens não tinham idéia de que iríamos crescer tanto. Agora, ninguém mais nos segura! Não esmoreçam, porque está chegando a nossa vez. O futuro é das mulheres e ele está logo ali, não percamos tempo! Sejamos fiéis a nós mesmas, entre nós e partidariamente!", aconselhou Marli, concluindo o evento.


PTB Mulher da cidade do Rio reúne mais de 600 representantes para Convenção Municipal



O PTB Mulher-RJ fechou com chave de ouro a série de Convenções Municipais, realizadas durante as duas últimas semanas em diversas regiões do estado. Nesta quarta-feira, 28/10/2009, foi a vez da capital fluminense eleger o novo Diretório Feminino, que, a partir de agora, será presidido pela militante Vera Gorgulho. Cerca de 600 mulheres participaram da votação, durante toda a tarde, no escritório-sede do PTB Mulher-RJ.

Após a divulgação dos nomes que comporão o Diretório carioca, a Presidente Nacional do PTB Mulher, Cristiane Brasil, fez questão de cumprimentar as eleitas e de falar às petebistas e aos visitantes presentes. "Parabenizo a todas as mulheres que passam a fazer parte do Diretório Municipal do PTB Mulher no Rio, principalmente a nova Presidente, Vera Gorgulho, amiga por quem tenho especial carinho. Este é um passo muito importante para nosso movimento. Tenham certeza de que, enquanto estiverem desenvolvendo um trabalho baseado na ética, nos valores e princípios do PTB, eu estarei sempre ao lado de vocês, apoiando-as irrestritamente", declarou.

Visivelmente emocionada, Vera retribuiu as palavras da Presidente Nacional e mandou seu recado às companheiras do partido: "Agradeço especialmente à minha mentora, amiga e construtora política, Cristiane Brasil, que caminha há muito tempo comigo nessa jornada. Agradeço também às mulheres deste partido histórico e cumprimento a todas pelo reconhecimento do meu trabalho, de base e construção, feito com honestidade, seriedade, transparência e vontade, investindo prioritariamente nas mulheres. Obrigado por depositarem sua confiança em mim", disse.

Cristiane Brasil comentou ainda a importância da participação feminina no PTB e ressaltou as metas que pretende alcançar com o PTB Mulher. E lembrou: "tudo o que é feito com amor, sempre cresce. Vamos aproveitar este momento, então, para produzir e crescer. Porque para as mulheres do PTB, nem o céu é o limite!".


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Brasil piora no ranking mundial de desigualdade entre homens e mulheres

NOVA YORK - O Brasil piorou sua posição entre as 134 maiores economias do mundo no que se refere à diferença entre homens e mulheres. No relatório de 2009, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, apresentado nesta terça-feira em Nova York, o Brasil passou da 73ª posição em 2008, para 82ª neste ano, atrás de países como Gana e Tanzânia.

A queda de nove posições resulta, em parte, do acréscimo de quatro novos países no ranking de 2009. Sem essa alteração, o Brasil teria passado para a 80º posição. Desde 2006, o país vem piorando a sua colocação no ranking mundial, tendo passado da 67ª em 2006 para a atual pontuação.

O relatório da entidade mede a participação de homens e mulheres na sociedade de acordo com quatro critérios básicos: diferenças salariais e participação no mercado de trabalho, acesso à educação e nível de formação educacional, acesso à saúde e queda de índices de mortalidade, e por fim, participação política e posição em cargos de poder político. O Brasil piorou sobretudo no que se refere ao mercado de trabalho, com a remuneração feminina sendo reduzida quando comparada à mão-de-obra masculina.

Entre os dez primeiros países da lista, houve algumas novidades em relação à pesquisa de 2008. A maior delas foi o avanço impressionante da África do Sul, que passou do 22º para o sexto lugar da lista, melhorando seu desempenho em todos os setores pesquisados. Também a Islândia foi destaque, passando o quarto para o primeiro lugar da lista, apesar de ser uma das economias mais afetadas pela crise financeira mundial. Os dez primeiros colocados são: Islândia, Finlândia, Noruega, Suécia, Nova Zelândia, África do Sul, Dinamarca, Irlanda, Filipinas e Lesotho.

- A pesquisa deste ano mostrou que economias em desenvolvimento como a da África do Sul podem ter ganhos impressionantes com relação à luta contra a desigualdade. Os países escandinavos continuam no topo da lista, com destaque para a Islândia, e entre os piores estão a Arábia Saudita e Chade. No mundo, as piores diferenças estão no acesso à saúde e à educação, as que mais impactam no cotidiano e na expectativa de vida - avalia Saadia Zahidi, uma das responsáveis pelo relatório de 2009.

No caso do Brasil, o pior desempenho ficou por conta das diferenças salariais e de participação no mercado de trabalho entre homens e mulheres. Se a pesquisa fosse feita apenas com o item diferenças salariais pelo mesmo trabalho efetuado, o Brasil estaria na 114ª posição. Em termos de direitos sociais, o Brasil ganhou uma nota ruim no quesito legislação capaz de coibir e punir a violência contra mulheres.
Fonte: Jornal O Globo

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Município do Rio realiza Convenção nesta quarta

Petebistas fluminenses realizam, nesta quarta-feira, 28/10/2009, a Convenção Municipal do PTB Mulher da cidade do Rio, no escritório-sede do movimento, localizado à Avenida Treze de Maio, 13, sala 1908. A votação vai das 14h às 17h.

Em seguida, será promovida uma série de palestras, na Câmara de Vereadores do Rio. A Presidente Nacional do PTB Mulher e Presidente Municipal do PTB do Rio, Cristiane Brasil, fará a abertura do evento.

Também estarão presentes a Vice-Presidente Nacional do PTB Mulher, Marli Iglesias, que falará sobre a história do movimento; a Presidente Municipal do PTB Mulher de Porto Alegre (RS), Iara Lopes, que fará palestra sobre captação e formação de lideranças femininas para a política; e a Secretária-geral da Fundação Instituto Getúlio Vargas (FIGV), Rita Leite, que falará sobre a instituição.  

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Para Marli

Querida amiga,

Por todos esses anos de luta em prol da formação e do crescimento de nosso movimento feminino, o PTB Mulher, você merece esta e todas as outras homenagens que ainda virão. As mulheres petebistas reconhecem seu trabalho e têm em você um espelho para a militância política. Orgulho-me de dizer que tenho vivido anos de muita apredizagem ao seu lado, na Presidência Nacional do PTB Mulher. E sei que, juntas, estamos construindo um imenso legado para o Brasil.

Parabéns!
Cristiane Brasil

Diretório do PTB em Porto Alegre inaugura Sala Marli Iglesias


Discursos emocionados em relação à atuação histórica, presente e futura das mulheres petebistas impuseram o tom feminino e político na inauguração da sala do PTB Mulher, que leva no nome da atual Vice-Presidente Nacional do movimento, Marli Iglesias, em Porto Alegre, na última sexta-feira, 23/10/2009, na nova sede do Diretório Metropolitano do partido. Definida pela Presidente PTB Mulher na capital gaúcha, Iara Lopes, como memória viva do movimento feminino dentro da sigla, Marli fez um pronunciamento comovente, lembrando o desafio que recebeu de começar a agregação de mulheres no PTB.

“Trago muito viva a lembrança do Senador Zambiasi, que acreditou nas mulheres e me deu essa missão de criar o movimento feminino dentro do PTB", disse.

Evidenciando que não poderia haver melhor escolha do que homenagear Marli Iglesias, pondo seu nome a identificar a sala do PTB Mulher Metropolitano, o Presidente do Diretório Estadual do partido no Rio Grande do Sul, Deputado Estadual Luis Augusto Lara, classificou a homenageada de ícone de resolução do PTB gaúcho em Brasília. Entre os exemplos de soluções usados por Lara, foi citada a conquista de recursos junto à Nacional para a custeio das viagens do projeto Caravana 2009, que o partido realizou pelo Interior, durante cinco meses. O Presidente também falou sobre o planejamento da legenda para os próximos três pleitos, ratificando a importância da participação das mulheres no processo.

O Deputado Cassiá Carpes esteve presente e também falou sobre a importância da mulher na política nacional. O Presidente Metropolitano PTB, José Carlos Elmer Brack, foi homenageado de forma especial, em nome de todas as mulheres, pela secretária-geral do PTB Mulher da Capital, Paula Vaz Pinto. Vereadores de Porto Alegre, gestores públicos, representantes de cidades do interior do estado, de ONGs, associações de bairros, conselhos e clubes de mães e do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul participaram da cerimônia que teve apresentação de voz e violão por Carla Zambiasi, do Departamento Municipal de Habitação.

domingo, 25 de outubro de 2009

PTB Mulher de São Paulo monta Diretório Municipal


O dia 24 de outubro de 2009 ficará registrado na lembrança de todas as petebistas de São Paulo. Mais de 400 mulheres, dentre elas, cerca de 250 convencionais, representando os 57 diretórios zonais, elegeram o novo Diretório Municipal do PTB Mulher da Capital e sua Presidente, a companheira Virgínia Diniz, coordenadora do PTB Mulher da Zona Norte e Diretora do partido.

A Presidente da Comissão Provisória Estadual do PTB Mulher-SP, Marlene Campos Machado, comandou a convenção, que escolheu as mais de 70 lideranças femininas as quais comporão o Diretório e sua Comissão Executiva. Além disso, as mulheres trabalhistas de São Paulo elegeram 30 delegadas e 30 suplentes, que representarão o diretório na Convenção Estadual, a ser realizada em novembro.

Diversas lideranças do PTB Mulher compareceram, entre elas, Atenuce Dias Rocha (eleita vice-presidente), Fátima Araújo, Dra. Irani Pinheiro, Martinha, Claúdia Regina Maciel (secretária-geral), Alessandra Calabresi (tesoureira), Profa. Maria Célia Barradas, Malucy Nogueira (presidente do PTB Mulher da Ponte Rasa e assessora do vice-prefeito de São Bernardo do Campo, Frank Aguiar).

O evento reuniu, também, delegações do PTB Mulher de: Taboão da Serra - Mônica Monteiro (Presidente), Eunice Javarine (Vice-presidente) e Joice Silva, que representou a companheira Arlete Silva, presidente e coordenadora do ER PTB no município; São Bernardo do Campo; e Mauá, por meio da companheira Wanessa Bomfim. A presidente do PTB Jovem da Capital, Gabrielle Tricanico, também compareceu.

Os presidentes do PTB Inter-religioso, Celso Silvino, e da Atade, Marco Aurélio Nunes, também prestigiaram a convenção, assim como o assessor Rizzo e o presidente do PTB de Santo Amaro, Daniel Anjos da Silva Panta.

A nova Presidente Municipal assumiu a tribuna emocionada  e contagiou a todos ao relembrar seus 16 anos de militância junto a Campos, Marlene e ao PTB. Virgínia prometeu que este novo diretório vai marcar época, através do trabalho compromissado de todas com a justiça social e as lutas trabalhistas.

Marlene fez uma saudação especial ao deputado Campos Machado, que estava em Lorena, inaugurando o 15º escritório regional do PTB. Agradeceu a todas as mulheres presentes, afirmando que todas eram grandes parceiras na construção de uma sociedade mais justa e igual, como também na organização do PTB Mulher.

"Com a organização da Amtesp e do PTB Mulher, provamos que as mulheres já atingiram plenamente sua emancipação social e política, portanto, convido todas a participarem, unidas, do nosso movimento. Quero que muitas das que estão aqui sejam reconhecidas em suas comunidades, pelo trabalho que desenvolvem e, por que não, sejam candidatas vitoriosas nas próximas eleições de 2010 e 2012!"

Marlene fez questão de afirmar sobe sua admiração pela companheira Virgínia, "exemplo de mulher, profissional e política. Agora, chega à mesa o resultado final, com a eleição da comissão executiva municipal e seus órgãos auxiliares; declaro todas empossadas, vamos à luta, viva o PTB, viva o PTB Mulher!".

As participantes da convenção continuaram a festa ao som do último álbum da cantora Lady Akieluz, que compôs uma música especial para o evento, denominada "Esse som é pra você, mulher!".

Comissão Executiva Municipal do PTB Mulher de São Paulo:

Presidente: Virgínia Ramos Diniz
Vice-Presidente: Atenuce Dias Rocha
Secretária-Geral: Cláudia Regina Maciel
1a. Secretária: Patrícia Maria Bento
Tesoureira: Alessandra Calabresi Pinto
1a. Tesoureira: Carla Cristina T. de Oliveira
1a. Suplente: Roselita Vitor da Silva
2a. Suplente: Maria Lodi Costa
3a. Suplente: Laurinete Chimenes
4a. Suplente: Eliana Chaves Freitas Barbosa
5a. Suplente: Avani Vanzetto Fonzi
Conselho de Ética e Disciplina Partidária
Presidente: Maria Célia Barradas de Carvalho
Membro: Margarida Maria de Araújo
Membro: Irani Pinheiro da Silva dos Santos
1a. Suplente: Joyce dos Santos
2a. Suplente: Eunice Esmael Sauracky
3a. Suplente: Conceição Vieira Xavier Machado
Conselho Fiscal
Presidente: Carla Araújo de B. D. Rodrigues
Membro: Emilly Pagliari C. Alves de Oliveira
Membro: Sabrina Maurem Sampaio
1a. Suplente: Celi Eunice dos Santos
2a. Suplente: Raimunda dos Santos Oliveira
3a. Rosângela de Paula N. Ferreira

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PTB Mulher de Porto Alegre inaugura sala Marli Iglesias

O PTB Mulher de Porto Alegre inaugura, amanhã, 23/10/2009, a sala Marli Iglesias, na sede do Diretório Metropolitano do partido. Segundo a Presidente Municipal do movimento na capital gaúcha, Iara Lopes, trata-se de um gesto de carinho, gratidão e reconhecimento ao trabalho de Marli, atual Vice-Presidente Nacional do PTB Mulher, por tudo que fez e faz por nosso movimento de mulheres. A solenidade acontece às 19 horas. O Diretório fica à Rua General Caldwell, 945.

PTB Mulher de Itaguaí (RJ) está formado

A Convenção Municipal foi realizada na última segunda-feira, 19/10/2009.


A Presidente Municipal do PTB Mulher, Patrícia dos Santos (ao centro), acompanhada dos Delegados Leonardo Borges, Aldrin e Marcos Peralta, além de Mônica Aleluia (à esq.) e Vera Gorgulho (à dir.), mebros do PTB Mulher Nacional 

PTB Mulher de São João de Meriti (RJ) está formado

A Convenção Municipal foi realizada no último domingo, 18/10/2009.


A Presidente Municipal do PTB Mulher, Rosana Sabatine (à dir.), ao lado de Vera Gorgulho, membro da Executiva Nacional do PTB Mulher

PTB Mullher de Queimados (RJ) está formado

A Convenção Municipal foi realizada no último domingo, 18/10/2009.


A Presidente Municipal do PTB Mulher, Lindacy Oliveira, ao lado do Presidente Municipal do PTB


PTB Mulher de São José de Ubá (RJ) está formado

A Convenção Municipal foi realizada no último sábado, 17/10/2009.


A Presidente Municipal do PTB Mulher, Rosângela Godinho, e o Presidente Municipal do PTB, Marcos Ximenes

PTB Mulher de São João da Barra (RJ) está formado

A Convenção Municipal foi realizada no último sábado, 17/10/2009.


A Presidente Municpal do PTB Mulher, Hellen de Souza, acompanhada de Vera Gorgulo, membro da Executiva Nacional do PTB Mulher, e de sua mãe

PTB Mulher de Campos (RJ) está formado

A Convenção Municipal foi realizada na última sexta-feira, 16/10/2009.



A nova Presidente Municipal do PTB Mulher de Campos, Danielle, ao lado do Presidente Municipal do PTB, Dr. Edson (à esq.) e do Presidente Municipal do PTB de São Francisco do Itabapoana, Pedro Paulo (à dir)

PTB Mulher de Araruama (RJ) está formado

A Convenção Municipal foi realizada na última sexta-feira, 16/10/2009.


Diretório do PTB Mulher em Araruama, com a Presidente Municipal do PTB Mulher, Lúcia Maia, e o Presidente Municipal do PTB, Eduardo 


quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PTB Mulher de Guapimirim (RJ) está formado

A Convenção Municipal foi realizada na última quinta-feira, 15/10/2009.


Novo Diretório do PTB Mulher de Guapimirim reunido em torno da Presidente Municipal, Adriana Siqueira 


PTB Mulher de Nova Friburgo (RJ) está formado

A Convenção Municipal foi realizada na última quinta-feira, 15/10/2009.


A Presidente Municipal do PTB Mulher, Karine Bucker, e o Presidente Municipal do PTB, Vereador Marcos Medeiros


segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PTB Mulher de Taboão da Serra já tem diretório municipal


A Convenção Municipal do PTB Mulher de Taboão da Serra aconteceu no último sábado, 17/10/2009. Mônica Nei e Eunice Javarini foram eleitas respectivamente presidente e vice-presidente do movimento pelos filiados e filiadas do partido na cidade. Ambas disseram que assumem a função com o desafio de ampliar a participação feminina na vida pública da cidade.

Elas querem disseminar o exemplo da presidente do PTB de Taboão da Serra, a secretária de Assistência Social, Arlete Silva, que é uma maiores lideranças do partido e da política taboanense. “O PTB mulher tem a finalidade de trazer lideranças femininas para participar ativamente da vida pública”, confirmou Mônica Nei.

A nova presidente observa que apesar das mulheres representarem 50% do eleitorado, a participação e militância política delas ainda é pequena quando comparadas com os homens. Para Mônica, essa falta de participação se reflete diretamente na fragilidade de políticas públicas voltadas para o público feminino. "o PTB vai unificar esforços para conseguir eleger dentre as suas várias lideranças femininas uma vereadora na cidade", avisou.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

IBGE: mulheres ganham menos em todos os tipos de ocupação

Novos cruzamentos da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), divulgada na última sexta-feira pelo IBGE, também confirmam, mais uma vez, a desigualdade existente entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Apesar de a escolaridade feminina ser maior (em média 9,2 anos de estudo) do que a masculina (8,2), a presença do homem em cargos de chefia é bem maior do que a das mulheres. A proporção de mulheres dirigentes (4,4%), por exemplo, ainda é inferior à participação dos homens (5,9%) na mesma função.

- O preconceito é ainda uma realidade no mundo do trabalho. Sem falar que a mulher ainda carrega o peso dos cuidados com a família e, é claro, não abre mão disso - disse Hildete Pereira, professora da UFF, acrescentando que, a despeito de resistências, a mulher avança em setores masculinos, como o da construção civil.

Não há sequer uma posição da ocupação pesquisada pelo IBGE em que a mulher apareça com remuneração superior a do homem. Até na função de empregador, os ganhos são menores: o dos homens é R$3.161, já o das mulheres, R$2.497 - 22% a menos. Mesmo no conjunto de trabalhadores domésticos - atividade tipicamente feminina - o homem ganha mais. O rendimento médio das trabalhadoras domésticas sem carteira é R$298, enquanto a média dos homens é de R$404.

- Nunca foi tão atual a bandeira feminista de 1975 que dizia "trabalho igual, salário igual". Infelizmente, as mulheres ainda ganham menos do que o homem. E isso não é só aqui, ainda que seja uma comportamento forte por aqui. No mundo inteiro, as mulheres ocupam apenas 17% dos cargos de gerente - disse Hildete.
Fonte: Jornal O Globo

No Brasil, presença feminina na política ainda é pequena

Não é só na renda que a desigualdade de gênero no Brasil salta aos olhos. A despeito das pré-candidaturas da ministra Dilma Rousseff (PT) e da senadora Marina Silva (PV) à presidência da República, por exemplo, o Brasil é o país em que as mulheres têm a menor representatividade no Congresso e na vida política da América Latina. A constatação é do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), no seu último relatório sobre o desenvolvimento humano no mundo. O estudo mostrou que apenas 9% dos assentos da Câmara e do Senado são ocupados por parlamentares do sexo feminino.

O problema de gênero no país é um fato, segundo o economista sênior do organismo internacional, Flavio Comim. As brasileiras vivem mais e têm mais anos de estudos no país. Porém, elas ganham pouco mais de US$7 mil por ano, em média, segundo o estudo do Pnud. Já os homens têm rendimento médio de US$12 mil.

- Isso é um indicador revelador. A melhora do mercado de trabalho não é acompanhada pela vida política - disse Comim.

Entre os países latino-americanos, Cuba tem o maior número de parlamentares mulheres (43%), sendo seguido por Argentina (40%). No ranking mundial, a Suécia é o país com maior número de mulheres no Legislativo, com 47% dos assentos totais. A Finlândia, que tem uma mulher como presidente, Tarja Halonen, vem em seguida com 42%.

No Brasil, a participação das mulheres em cargos ministeriais também está entre os piores: 11%. O Chile, cuja presidência é ocupada por uma mulher, Michelle Bachelet, é o campeão neste quesito na América Latina, com 40%, sendo seguido de Trinidad e Tobago (36%).
Fonte: Jornal o Globo

No Brasil, Mulheres ganham 29,7% menos que homens

A falta de projetos educacionais com foco em mulheres e minorias, especialmente entre os mais pobres, além da discriminação pura e simples, colocam o Brasil na incômoda posição de um dos mais desiguais da América Latina se levadas em consideração as defasagens salariais de gênero e entre brancos e outras raças/minorias, diz estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No Brasil, as mulheres ganham, em média, 29,7% menos do que os homens, a maior diferença encontrada entre os dez países avaliados pelo BID e quase o dobro da média da região (17,2%). A defasagem salarial por raça no Brasil é ainda maior, de 30%, e também a mais gritante entre as nações que estão no estudo do BID.

O relatório, intitulado "Novo século, velhas disparidades: diferenças salariais entre gêneros e etnias na América Latina", preparado pelos economistas Hugo Ñopo, Juan Pablo Atal e Natalia Winder, mostra que, na média da região, negros e indígenas ganham 28% a menos que os trabalhadores brancos, enquanto homens ganham 17,2% a mais que mulheres. Isso considerando grupos com a mesma idade e nível de instrução.

- A desigualdade salarial por gênero não chega a ser um problema grave em países desenvolvidos da Europa ou nos Estados Unidos, mas é uma realidade grave no Oriente Médio e, num segundo patamar, na América Latina, que é uma das regiões mais desiguais, do ponto de vista econômico, do mundo. O Brasil não tem tantas etnias diferentes como as 21 da Guatemala, mas, nem por isso, é menos desigual quando comparamos a remuneração de brancos com negros e descendentes de índios - comenta o economista Hugo Ñopo.
Fonte: Jornal O Globo

Uma mulher ganha pela primeira vez o Nobel de Economia

Os americanos Elinor Ostrom e Oliver E. Williamson conquistaram o Prêmio Nobel de Economia 2009. Elinor é a primeira mulher a ganhar o Nobel de Economia desde que ele foi criado, em 1968. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pela Academia Real de Ciências da Suécia e o prêmio, de US$ 1,4 milhão, será dividido entre os dois. A dupla foi premiada por seus trabalhos sobre governança econômica, que é a maneira como a autoridade é exercida em empresas e sistemas econômicos.

Elinor Ostrom é professora da Universidade de Indiana e dedicou sua carreira ao estudo da interação entre pessoas e recursos naturais. Ela é a primeira mulher a ganhar o Nobel de Economia e a quinta a receber a condecoração do Nobel este ano, um recorde na história da premiação.

A Academia Sueca citou a importância de Elinor "por sua análise da governança econômica", dizendo que seu trabalho demonstrou como a propriedade comum pode ser gerenciada com sucesso por associações.

Elinor Ostrom desafiou o conhecimento convencional com estudos demonstrando que propriedades administradas por usuários, como áreas madeireiras e ativos de pesca, eram frequentemente melhor administradas do que as teorias padrão previam. A visão anteriormente aceita era de que a propriedade comum era mal gerenciada e deveria ser centralmente regulada ou privatizada.

- Há muitas, muitas pessoas que se esforçaram imensamente e ser escolhida para este prêmio é uma grande honra. Ainda estou em choque. Espero não ser a primeira e última mulher a ganhá-lo - disse Elinor.
Fonte: Jornal O Globo

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Festa para as crianças no PTB Mulher de Jaú

O PTB Mulher de Jaú, presidido por Ana Laura Rolim da Silva Franceschi, promoverá no próximo domingo, 11/10/2009, a I Festa do Dia das Crianças, na Praça do bairro de Vila Ribeiro. As militantes petebistas convidam todos os interessados a participar e promover momentos de alegria e atenção às crianças mais carentes.

"A idéia desta ação social partiu das nossas valorosas companheiras do PTB Mulher e todos os nossos companheiros, assim como a população de Jaú, estão convidados", afirmou o presidente da legenda e Coordenador do Escritório Regional, Ricardo Franceschi.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PTB Mulher-RJ promove mais uma edição do "Café com Prosa"

O PTB Mulher-RJ promoveu, nesta quarta-feira, 07/10/2009, mais uma edição do já tradicional "Café com Prosa". A Presidente Nacional do movimento, Cristiane Brasil, foi a palestrante da noite.

Cristiane abriu o encontro falando sobre a origem do PTB Mulher. Contou que o movimento começou há cerca de 10 anos no Rio Grande do Sul, um dos estados mais engajados politicamente e de forte tradição trabalhista - é a terra natal de Getúlio Vargas, maior petebista de todos os tempos. "Os intensos movimentos imigratórios imprimiram no povo gaúcho a cultura da participação social. Por conta disso, a produção política na região sempre foi grande", analisou Cristiane, lembrando que o estado também é berço de outros movimentos do partido, como a Juventude PTB e o PtchêB, que divulga nacionalmente a história do estado.

Quando recebeu o convite de seu pai, Roberto Jefferson, Presidente Nacional do partido, para assumir o PTB Mulher, Cristiane disse não ter se sentido muito entusiasmada, pois não gostava da concepção básica do movimento, de ser apenas um órgão de apoio. "Falei para o meu pai com todas as letras: 'Disso eu fora'", lembrou.


A partir daí, Cristiane resolveu observar mais atentamente qual era o papel da mulher dentro dos partidos e viu que os movimentos femininos não eram utilizados em todas as etapas do trabalho político-partidário, e sim em apenas algumas atividades muito específicas, como na organização dos eventos e nas ações de mobilização e captação de público. "Ser órgão de apoio é muito legal, mas é muito pouco em relação ao que as mulheres podem fazer", avaliou a Presidente.

Na época, Cristiane decidiu propor um novo enfoque para o PTB Mulher, que, apesar das resistências, vem sendo posto em prática com sucesso desde então: o de ser um grande celeiro de discussões e idéias e, também, uma plataforma de treinamento de lideranças femininas para a política. "Entre o público feminino, a tradição é de falar de política com distanciamento, como se fosse mesmo um palavrão, algo ruim, negativo. Minha intenção foi e continua sendo resgatar no imaginário das mulheres o real valor da política, que é o de ajudar ao próximo através do poder da influência", definiu. Segundo Cristiane, seu pai não só concordou com a idéia, como lhe deu uma missão ainda mais ampla, de, realmente, capacitar mulheres para aprenderem a pensar politicamente e, assim, atuar profissionalmente em todos os espaços do partido.

Cristiane divulgou aos presentes que, a partir da próxima semana as convenções municipais para formação de diretórios começarão a acontecer no Estado do Rio, para que, até o dia 30 de novembro, a eleição para o diretório estadual do PTB Mulher possa ser realizada. E lembrou que isso é fruto de uma grande conquista do movimento. "De acordo com uma resolução aprovada pela Comissão Executiva Nacional do PTB, em agosto, todos os diretórios e executivas do PTB Mulher serão, a partir de agora, eleitos diretamente pelas integrantes do movimento. Isso é sinônimo de independência e autonomia para nós, mulheres petebistas. É um marco na história da participação feminina na política brasileira", concluiu.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PTB Mulher de Taboão da Serra tem nova vice-presidente

A empresária Eunice Javarini é a nova vice-presidente do PTB Mulher de Taboão da Serra. Ela tomou posse do cargo neste domingo, 04/10/2009, em uma reunião festiva que aconteceu na casa da presidente do PTB e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva. Na mesma data Eunice assinou a ficha de filiação ao partido.

Arlete falou da satisfação de receber a nova vice-presidente e disse que ela vai ajudar a expandir o trabalho, especialmente na área social, que o partido vem realizando em Taboão da Serra. “É uma grande honra receber a Nice em nosso partido”, resumiu, antecipando que o PTB vai fazer um grande trabalho na cidade. “Sangue novo na política é sempre bom”, completou.

Eunice agradeceu à família pelo apoio e incentivo na nova missão. Ela disse que vai ajudar nos projetos sociais e se comprometeu a aumentar a participação feminina cada vez mais dentro do PTB. Eunice Javarini seguiu os passados do marido Amir Javarini, que já filiado ao PTB.

O PTB está realizando uma campanha de filiação visando aumentar o número de filiados. Vários nomes de peso na cidade estão sendo sondados para ingressar no partido. Quem já aceitou convite e até mesmo assinou a ficha de filiação foi o empresário Laércio Lopes. A expectativa é de que em pouco tempo vários outros nomes de peso venham somar ao partido.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Dia Nacional de Filiação Partidária: PTB Mulher de Bacabeira, no Maranhão, promove mobilização

Aproximadamente 100 pessoas participaram, no último domingo, 27/09/2009, de uma mobilização, comandada pela Comissão Provisória do PTB Mulher de Bacabeira, realizada na Câmara Municipal da cidade com o objetivo de atrair filiados para o movimento feminino do partido, fundado recentemente no município. A iniciativa marcou o Dia Nacional de Filiação Partidária do PTB Mulher na região.

“Este é o primeiro de uma série de encontros que vamos realizar, a partir de agora, em Bacabeira, para refletir sobre a participação das mulheres bacabeirenses na política e para traçar estratégias de atuação da nossa agremiação”, destacou, na abertura do encontro, a presidente da Comissão Provisória Municipal do PTB Mulher, a pedagoga Alcinéia Mendes.

Para o presidente do PTB de Bacabeira, Alan Linhares, a fundação do PTB Mulher será importante para fortalecer a atuação do partido no município, que conta, atualmente, com cerca de 150 filiados.

Prestigiaram o evento representantes de outras siglas partidárias; o presidente do Diretório Municipal do PTB, vereador Alan Linhares, que é presidente da Câmara; os vereadores Martinho José (PR), Vilmar Rocha (PP), Carlos Carvalho, o Carlito (DEM), e os suplentes Frós Filho (PTB) e Antônio Lopes Carvalho (PTB), e ainda as secretárias municipais Vilany Oliveira (Educação) e Jacilene Costa do Vale Correa (Desenvolvimento Econômico e Social).

Também presente, o prefeito do município, José Venâncio Correa Filho, o Venancinho, que ressaltou a importância do encontro e da existência do PTB Mulher em Bacabeira. “A sociedade moderna não admite mais a desigualdade entre gêneros. As mulheres têm um papel destacado na formação da sociedade no decorrer da história. É importante, fundamental e necessário incentivar a participação na política”, disse.

O prefeito destacou, em seguida, a contribuição das mulheres na administração pública de Bacabeira em sua gestão. Dos seis secretários de governo, três são mulheres. “Estão no cargo por competência”, afirmou.

O município de Bacabeira faz fronteira com a capital maranhense, São Luís. Com 14.611 habitantes, foi recentemente escolhido para receber uma refinaria da Petrobras, que começará a ser construída em 2010.
Fonte: Zil, O Portal do Maranhão

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

PTB de Itaquaquecetuba inaugura nova sede

O diretório municipal do PTB de Itaquaquecetuba, presidido por Heroilma Tavares, vai inaugurar nessa sexta-feira, 2/10/2009, às 18h, sua nova sede. Segundo Heroilma, ex-secretária de Promoção Social da cidade, o diretório do partido está sendo reorganizado e, com um espaço físico adequado, o PTB poderá consolidar seu crescimento. Várias lideranças do partido já confirmaram presença no evento, que será realizado no Salão Perez de Eventos, à Rua Ferraz de Vasconcelos, 400, Monte Belo.

Um dos municípios mais populosos da Grande São Paulo, Itaquaquecetuba, ou Itaquá, como é carinhosamente referenciada pelos paulistas, situa-se a 33 Km da capital. A cidade tem forte vocação industrial - cerca de 450 empresas do setor, e possui uma área de proteção ambiental onde foi instalado o Parque Ecológico do Tietê, com vários atrativos, como a trilha para caminhadas, Centro de Educação Ambiental, Centro Cultural, Museu do Tietê, Biblioteca, Palco para Shows, 5 quadras poliesportivas, 17 campos de futebol, playgrounds, áreas de ginásticas, quiosques com churrasqueiras, aluguel de pedalinhos, barcos e bicicletas. Há também um trenzinho que percorre a trilha de 4 km, onde o visitante pode conhecer melhor a fauna e flora do parque.

Cristiane Brasil fala sobre o Dia Internacional do Idoso

Confira, na íntegra, entrevista da Presidente Nacional do PTB Mulher e Secretária de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio, Cristiane Brasil, no link http://www.clipnaweb.com.br/clipping/conteudo_v2.asp?reg=159193&midia=rd&empresa=prefeitura2&palavra= .

Dia Internacional do Idoso

Hoje, Dia Internacional do Idoso, a mensagem é para todos, os jovens e os não tão jovens. Saibam que a juventude não é eterna, mas a jovialidade, sim, e deve estar nos corações e mentes de todos nós. Sabemos que a ação do tempo nos impõe rugas, mas também nos garante sabedoria. E o respeito a estas verdades absolutas deve servir de alicerce para quem almeja vida longa e saudável. Pois, a partir desta constatação, é possível atentarmos mais para a qualidade de vida que levamos.

Portanto, além dos avanços jurídicos e socias de proteção ao idoso, destaco que a conscientização de que o País não é mais jovem, constitui-se no fator fundamental para aprofundar transformações na sociedade, com políticas mais adequadas a esta realidade. E sociedade e Poder Público são os atores principais e necessários a implementar estas mudanças.

Tem sido assim aqui no Rio de Janeiro, onde a prefeitura desenvolve política de estado em projetos de manutenção da saúde e de qualidade de vida dos cidadãos, abrangendo áreas de educação, saúde e de assistência social. Na educação, procuramos introduzir na grade curricular das ecolas matérias sobre sobre o processo natural do envelhecimento, entre outras. Na saúde e assistência social, projetos de prática esportiva e qualidade de vida, como Academia da Terceira Idade (ATI) em praças e postos de saúde.

Tudo isso ainda é pouco, sabemos. Mas, com apoio da sociedade, que se deu conta da necessidade da importãncia de se levar uma vida com qualidade, é possível, num espaço curto de tempo, resgatar ainda mais a dívida que temos para com a população idosa, que é a que mais cresce na sociedade.
Por Cristiane Brasil

"Café com Prosa" do PTB Mulher-RJ tem sua edição mais emocionante até agora

Para o PTB Mulher-RJ, as noites de quarta-feira já são sinônimo de “Café com Prosa”. E neste 30/09/2009 não poderia ter sido diferente. Desta vez, cerca de 35 pessoas de diversos bairros do Rio e de alguns municípios vizinhos, como Niterói e São João de Meriti, se reuniram para lanchar e tomar um cafezinho, claro, mas também, e principalmente, para bater um papo delicioso sobre política. Nesta quarta-feira, o encontro foi um dos mais especiais, com direito à declamação de poesia, muitas palmas e, até mesmo, algumas lágrimas de emoção.

O advogado do diretório do PTB-RJ, Edson Pacheco, abriu a reunião, contando um pouco da história do partido. "Somos o único partido genuíno no Brasil, porque nem na época da ditadura o PTB mudou de nome. Nunca deixamos de ser o Partido Trabalhista Brasileiro", lembrou. Em seguida, o Presidente Municipal da Juventude Petebista, Rodolfo Maldonado, falou sobre o trabalho burocrático de um partido político e dos prazos a serem cumpridos nos anos anteriores a eleições com relação às novas filiações e possíveis desfiliações. Rodolfo fez, ainda, uma breve apresentação do trabalho da Presidente Nacional do PTB Mulher, Cristiane Brasil, nos outros postos que ocupa no partido.

Mulheres em ação - "Quero ver a mulher brasileira sair do anonimato e partir para a ação". Foi com esta frase que Cristiane Brasil iniciou sua palestra. Segundo a presidente do movimento feminino petebista, fazer política significa muito mais que se candidatar e concorrer nas eleições. Para ela, fazer política é influenciar pessoas e, com isso, conseguir benefícios que melhorem a vida de sua comunidade, seu bairro, sua região - exatamente o que as mulheres fazem, todos os dias, dentro de seus lares.

"Quando arrumamos a casa para vivermos em um ambiente confortável, quando nos lembramos de agradar o marido na hora das compras no supermercado, ou quando educamos nossos filhos a tomarem ou não alguma atitude, em todas essas situações a mulher está impondo sua influência no ambiente familiar. Por isso, a mulher é mais do que habilitada a atuar profissionalmente na política. Por que não, então, extrapolar as fronteiras de nossas casas? ", convidou.

Cristiane também falou sobre o I Concurso Nacional de Monografias do PTB Mulher, lançado este mês, que tem como principal objetivo estimular todos os segmentos da sociedade, em especial os jovens, a discutirem a política brasileira de forma franca e aberta e, para isso, pagará R$ 10 mil em prêmios aos vencedores. "Qual é o papel do Poder Legislativo no contexto político de nosso País? O que está por trás das constantes críticas que vereadores, deputados e senadores recebem da imprensa? E por que os Poderes Judiciário e Executivo não são alvo de tantas críticas? Essas são algumas questões que proponho aos brasileiros analisarem através deste concurso", concluiu.

Ao final de sua palestra, Cristiane passou a palavra aos demais participantes e assistiu, atenta, ao emocionante depoimento da poetisa Helena Habib, de 74 anos, que, pela primeira vez, comparecia a um "Café com Prosa". "Tenho orgulho de dizer que nunca, em nenhum pleito realizado neste País, me abstive de exercer o maior dos direitos que um cidadão pode ter: o voto", declarou, arrancando aplausos e lágrimas de muitos dos presentes. Para fechar com chave de ouro, dona Helena recitou um belo poema de sua própria autoria que versava, justamente, sobre o ato de votar.