quinta-feira, 1 de outubro de 2009

"Café com Prosa" do PTB Mulher-RJ tem sua edição mais emocionante até agora

Para o PTB Mulher-RJ, as noites de quarta-feira já são sinônimo de “Café com Prosa”. E neste 30/09/2009 não poderia ter sido diferente. Desta vez, cerca de 35 pessoas de diversos bairros do Rio e de alguns municípios vizinhos, como Niterói e São João de Meriti, se reuniram para lanchar e tomar um cafezinho, claro, mas também, e principalmente, para bater um papo delicioso sobre política. Nesta quarta-feira, o encontro foi um dos mais especiais, com direito à declamação de poesia, muitas palmas e, até mesmo, algumas lágrimas de emoção.

O advogado do diretório do PTB-RJ, Edson Pacheco, abriu a reunião, contando um pouco da história do partido. "Somos o único partido genuíno no Brasil, porque nem na época da ditadura o PTB mudou de nome. Nunca deixamos de ser o Partido Trabalhista Brasileiro", lembrou. Em seguida, o Presidente Municipal da Juventude Petebista, Rodolfo Maldonado, falou sobre o trabalho burocrático de um partido político e dos prazos a serem cumpridos nos anos anteriores a eleições com relação às novas filiações e possíveis desfiliações. Rodolfo fez, ainda, uma breve apresentação do trabalho da Presidente Nacional do PTB Mulher, Cristiane Brasil, nos outros postos que ocupa no partido.

Mulheres em ação - "Quero ver a mulher brasileira sair do anonimato e partir para a ação". Foi com esta frase que Cristiane Brasil iniciou sua palestra. Segundo a presidente do movimento feminino petebista, fazer política significa muito mais que se candidatar e concorrer nas eleições. Para ela, fazer política é influenciar pessoas e, com isso, conseguir benefícios que melhorem a vida de sua comunidade, seu bairro, sua região - exatamente o que as mulheres fazem, todos os dias, dentro de seus lares.

"Quando arrumamos a casa para vivermos em um ambiente confortável, quando nos lembramos de agradar o marido na hora das compras no supermercado, ou quando educamos nossos filhos a tomarem ou não alguma atitude, em todas essas situações a mulher está impondo sua influência no ambiente familiar. Por isso, a mulher é mais do que habilitada a atuar profissionalmente na política. Por que não, então, extrapolar as fronteiras de nossas casas? ", convidou.

Cristiane também falou sobre o I Concurso Nacional de Monografias do PTB Mulher, lançado este mês, que tem como principal objetivo estimular todos os segmentos da sociedade, em especial os jovens, a discutirem a política brasileira de forma franca e aberta e, para isso, pagará R$ 10 mil em prêmios aos vencedores. "Qual é o papel do Poder Legislativo no contexto político de nosso País? O que está por trás das constantes críticas que vereadores, deputados e senadores recebem da imprensa? E por que os Poderes Judiciário e Executivo não são alvo de tantas críticas? Essas são algumas questões que proponho aos brasileiros analisarem através deste concurso", concluiu.

Ao final de sua palestra, Cristiane passou a palavra aos demais participantes e assistiu, atenta, ao emocionante depoimento da poetisa Helena Habib, de 74 anos, que, pela primeira vez, comparecia a um "Café com Prosa". "Tenho orgulho de dizer que nunca, em nenhum pleito realizado neste País, me abstive de exercer o maior dos direitos que um cidadão pode ter: o voto", declarou, arrancando aplausos e lágrimas de muitos dos presentes. Para fechar com chave de ouro, dona Helena recitou um belo poema de sua própria autoria que versava, justamente, sobre o ato de votar.

Um comentário:

Rodrigo Ribeiro disse...

Esse PTB Mulher é realmente uma inovação. Está sendo visionária a Presidente Nacional de nosso movimento. Tremenda bola dentro essa mobilização de mulheres.