quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PTB Mulher-RJ promove mais uma edição do "Café com Prosa"

O PTB Mulher-RJ promoveu, nesta quarta-feira, 07/10/2009, mais uma edição do já tradicional "Café com Prosa". A Presidente Nacional do movimento, Cristiane Brasil, foi a palestrante da noite.

Cristiane abriu o encontro falando sobre a origem do PTB Mulher. Contou que o movimento começou há cerca de 10 anos no Rio Grande do Sul, um dos estados mais engajados politicamente e de forte tradição trabalhista - é a terra natal de Getúlio Vargas, maior petebista de todos os tempos. "Os intensos movimentos imigratórios imprimiram no povo gaúcho a cultura da participação social. Por conta disso, a produção política na região sempre foi grande", analisou Cristiane, lembrando que o estado também é berço de outros movimentos do partido, como a Juventude PTB e o PtchêB, que divulga nacionalmente a história do estado.

Quando recebeu o convite de seu pai, Roberto Jefferson, Presidente Nacional do partido, para assumir o PTB Mulher, Cristiane disse não ter se sentido muito entusiasmada, pois não gostava da concepção básica do movimento, de ser apenas um órgão de apoio. "Falei para o meu pai com todas as letras: 'Disso eu fora'", lembrou.


A partir daí, Cristiane resolveu observar mais atentamente qual era o papel da mulher dentro dos partidos e viu que os movimentos femininos não eram utilizados em todas as etapas do trabalho político-partidário, e sim em apenas algumas atividades muito específicas, como na organização dos eventos e nas ações de mobilização e captação de público. "Ser órgão de apoio é muito legal, mas é muito pouco em relação ao que as mulheres podem fazer", avaliou a Presidente.

Na época, Cristiane decidiu propor um novo enfoque para o PTB Mulher, que, apesar das resistências, vem sendo posto em prática com sucesso desde então: o de ser um grande celeiro de discussões e idéias e, também, uma plataforma de treinamento de lideranças femininas para a política. "Entre o público feminino, a tradição é de falar de política com distanciamento, como se fosse mesmo um palavrão, algo ruim, negativo. Minha intenção foi e continua sendo resgatar no imaginário das mulheres o real valor da política, que é o de ajudar ao próximo através do poder da influência", definiu. Segundo Cristiane, seu pai não só concordou com a idéia, como lhe deu uma missão ainda mais ampla, de, realmente, capacitar mulheres para aprenderem a pensar politicamente e, assim, atuar profissionalmente em todos os espaços do partido.

Cristiane divulgou aos presentes que, a partir da próxima semana as convenções municipais para formação de diretórios começarão a acontecer no Estado do Rio, para que, até o dia 30 de novembro, a eleição para o diretório estadual do PTB Mulher possa ser realizada. E lembrou que isso é fruto de uma grande conquista do movimento. "De acordo com uma resolução aprovada pela Comissão Executiva Nacional do PTB, em agosto, todos os diretórios e executivas do PTB Mulher serão, a partir de agora, eleitos diretamente pelas integrantes do movimento. Isso é sinônimo de independência e autonomia para nós, mulheres petebistas. É um marco na história da participação feminina na política brasileira", concluiu.

Nenhum comentário: