segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Uma mulher ganha pela primeira vez o Nobel de Economia

Os americanos Elinor Ostrom e Oliver E. Williamson conquistaram o Prêmio Nobel de Economia 2009. Elinor é a primeira mulher a ganhar o Nobel de Economia desde que ele foi criado, em 1968. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pela Academia Real de Ciências da Suécia e o prêmio, de US$ 1,4 milhão, será dividido entre os dois. A dupla foi premiada por seus trabalhos sobre governança econômica, que é a maneira como a autoridade é exercida em empresas e sistemas econômicos.

Elinor Ostrom é professora da Universidade de Indiana e dedicou sua carreira ao estudo da interação entre pessoas e recursos naturais. Ela é a primeira mulher a ganhar o Nobel de Economia e a quinta a receber a condecoração do Nobel este ano, um recorde na história da premiação.

A Academia Sueca citou a importância de Elinor "por sua análise da governança econômica", dizendo que seu trabalho demonstrou como a propriedade comum pode ser gerenciada com sucesso por associações.

Elinor Ostrom desafiou o conhecimento convencional com estudos demonstrando que propriedades administradas por usuários, como áreas madeireiras e ativos de pesca, eram frequentemente melhor administradas do que as teorias padrão previam. A visão anteriormente aceita era de que a propriedade comum era mal gerenciada e deveria ser centralmente regulada ou privatizada.

- Há muitas, muitas pessoas que se esforçaram imensamente e ser escolhida para este prêmio é uma grande honra. Ainda estou em choque. Espero não ser a primeira e última mulher a ganhá-lo - disse Elinor.
Fonte: Jornal O Globo

Nenhum comentário: