quinta-feira, 29 de outubro de 2009

"Café com Prosa" do PTB Mulher-RJ recebe convidadas ilustres


Logo após a Convenção Municipal do PTB Mulher do Rio, foi realizada mais uma edição do "Café com Prosa", que, além da Presidente Nacional Cristiane Brasil e da Presidente carioca Vera Gorgulho, contou com as ilustres presenças de três mulheres que fazem parte da história do PTB e que contribuíram diretamente para a formação e desenvolvimento do PTB Mulher: a Vice-Presidente Nacional do movimento, Marli Iglesias; a Diretora-Administrativa da Fundação Instituto Getúlio Vargas (FIGV), Rita Leite; e a Presidente Municipal do PTB Mulher de Porto Alegre, Iara Lopes. O Vereador Fausto Alves (PTB-RJ) também prestigiou o evento.

"É um prazer voltar ao Rio e ver que aqui existe um grupo coeso de mulheres trabalhando em prol das causas do PTB Mulher", declarou Rita, na abertura de sua palestra sobre a Fundação.

Para Iara, a palavra de ordem do PTB Mulher é "solidariedade". Ela acredita que todos aqueles que pretendem fazer política formalmente devem estar imbuídos deste sentimento. Uma das maneiras de aplicá-lo, na prática, segundo Iara, é, por exemplo, participar dos conselhos de direito das cidades, como o Conselho da Mulher e o Conselho do Idoso, dando representatividade ao movimento em todos os níveis da sociedade. "Em Porto Alegre, fazemos do PTB Mulher um movimento espelho: a gente consegue se enxergar nele e vê-lo refletido por toda a cidade", explicou, orgulhosa.

A gaúcha Marli fez questão de parabenizar a recém-eleita Presidente carioca, ressaltando o companheirismo, a lucidez, a fidelidade e a parceiria com que Vera tem trabalhado ao lado das demais mulheres petebistas ao longo dos anos. Uma das principais militantes do movimento feminino no PTB, Marli brindou a platéia com seu depoimento sobre a fundação e história do PTB Mulher, que teve início no final da década de 80, no Rio Grande do Sul, graças ao desafio recebido do Senador Sérgio Zambiasi, na época Deputado Estadual, por um pequeno grupo de mulheres da qual fez parte, assim como a também gaúcha Iara. 

"Nos 'agarramos' à idéia. Abrimos caminhos porque a 'mata estava fechada' e seguimos em frente. No início, um pouco tímidas. Enfrentamos diferentes dificuldades, mas hoje podemos dizer que, assim como muitas companheiras, construímos uma bela frente de mulheres em todo o País, que nos emocionam em cada pedacinho deste Brasil por que passamos", lembrou.

Segundo Marli, um dos grandes incentivadores da militância feminina no Brasil, como um todo, é o Presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson, que sempre respaldou o movimento e não se cansa de falar que o futuro da política passa pelas mulheres. "Os homens não tinham idéia de que iríamos crescer tanto. Agora, ninguém mais nos segura! Não esmoreçam, porque está chegando a nossa vez. O futuro é das mulheres e ele está logo ali, não percamos tempo! Sejamos fiéis a nós mesmas, entre nós e partidariamente!", aconselhou Marli, concluindo o evento.


Nenhum comentário: